4 dicas para criar uma plataforma de vendas inovadora

4 dicas para criar uma plataforma de vendas inovadora

É um fato certo de que todos os empreendedores querem vender muitos dos seus produtos para os seus consumidores finais, esse fato não tem como negar, mas, será que todos os empreendedores estão verdadeiramente empenhados em criar uma plataforma de vendas que seja verdadeiramente inovadora e chamativa para o seu público?

E é sobre esse tema importante que iremos falar no artigo de hoje! Traremos por aqui agora mesmo, algumas dicas fundamentais de como os empreendedores podem fazer uma plataforma de vendas mais chamativa para os seus consumidores, e muito mais rentável para os seus negócios.

E, fugindo um pouco da abordagem tradicional quando o assunto é sobre vendas de produtos, no artigo de hoje iremos conhecer um pouco mais sobre a plataforma de vendas de marketplace, que é um tipo de transação de venda ainda nova no mercado, que promete ser uma das mais requisitadas em um curto período de tempo. 

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A famosa plataforma de vendas Marketplace 

Atualmente, não é nem mesmo mais necessário que uma empresa venda seus produtos apenas pelas redes sociais ou pelo seu site oficial. Uma grande aposta do momento, as vendas por marketplace estão se tornando um grande sucesso, mas, como essa modalidade de venda ainda é muito nova no mercado, muitos empreendedores até mesmo não sabem como ela realmente funciona na prática. 

Mas, não há motivo para preocupação, nos tópicos a seguir, traremos uma breve explicação sobre o que é o marketplace e algumas dicas de como os empreendedores podem vender os seus produtos por meio desse vantajoso e rentável canal.

O que é a plataforma de vendas Marketplace?

O marketplace funciona como um facilitador de vendas em que um vendedor de determinado produto “paga” um espaço para vender os seus produtos dentro de um site que já seja famoso no vasto mercado de e-commerces.

Mediante um acordo prévio com o e-commerce, o vendedor pode colocar os seus produtos para venda para os consumidores finais que acessam aquele e-commerce, dando uma maior visibilidade para os produtos serem ainda mais conhecidos e, posteriormente, vendidos.

Em troca, o vendedor paga uma comissão para o e-commerce, que pode variar de 11% à 16% (em média). Nesse tipo de transação, todos os envolvidos saem ganhando, dado que o grande e-commerce ganha a sua comissão, o vendedor consegue alugar uma estante virtual famosa para expor os seus produtos e o consumidor final, consegue ter acesso a uma gama muito maior de produtos para poder adquirir.

Mas vale ressaltar que, o e-commerce em questão, não estará comprando o produto do vendedor. Ele estará apenas oferecendo um espaço para que o vendedor mostre o seu produto para os consumidores finais. Então, toda a questão de estoque, logística, avarias, faturamento, nota fiscal e demais formalidades, ficarão à cargo e cuidados específicos do vendedor do produto. O e-commerce até mesmo pode oferecer algumas vantagens, mas elas serão bem limitadas, ficando à cargo do vendedor do produto a resolução de qualquer problema ou tratativa com o consumidor final. 

4 dicas para alavancar as vendas pelo Marketplace

Abaixo, seguem quatro dicas fundamentais que podem ajudar os vendedores à alavancar ainda mais às suas vendas por meio da plataforma de vendas do marketplace:

Estudo da curva A de produtos

Os produtos escolhidos para serem ofertados nos marketplaces, devem ser produtos chamativos e pertencentes à uma curva de vendas A, isso para que eles tenham uma maior rotatividade e sejam vendidos com uma boa frequência.

Lembrando que, esses produtos ofertados devem sempre estar com um bom estoque e ser faturados em um bom prazo (máximo de 48h após a confirmação e pagamento do pedido pelo consumidor final). 

Atenção para o consumidor final

No caso dos marketplaces, o contato com o consumidor final deve ser monitorado com ainda mais atenção, dado que, qualquer problema de avaria, atraso de entrega do pedido, etc. deve ser resolvido diretamente com o vendedor.

O e-commerce que está divulgando o produto não se responsabiliza por esse contato, mas irá se resguardar de problemas futuros. Se, por algum acaso, o vendedor não cuidar dos casos de SAC abertos nos marketplaces, o e-commerce pode até mesmo, ressarcir o cliente sobre alguma reclamação e não repassar o valor da venda para o vendedor. Por isso que, todo cuidado, atenção e disponibilidade para o consumidor final, são fundamentais nas vendas por marketplace.  

Entrega rápida 

Disponibilizar o faturamento e despacho do pedido em até 24h após o seu pagamento e confirmação da compra, certamente é um grande atrativo que chama muito a atenção dos consumidores finais. O vendedor que consegue oferecer esse diferencial, certamente irá perceber um aumento bem significativo nas suas vendas. 

Um mimo de frete grátis

Por último e não menos importante, oferecer um mimo para o consumidor final de frete grátis na plataforma de vendas, principalmente nas datas especiais, como a Black Friday, certamente é uma dica fundamental para que as vendas na plataforma alavanquem muito mais rapidamente.

Espero que tenha gostado do conteúdo 4 dicas para criar uma plataforma de vendas inovadora
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