Para que serve um cabo HDMI?
Um cabo HDMI pode ser usado pelas funções popularmente conhecidas, mas ainda existem algumas outras funções não tão comuns assim que o seu cabo HDMI pode assumir.
Nesse artigo vamos contar tudo o que você precisa saber, tanto das funções mais normais quanto das funções incomuns, para que serve, o que é e como escolher um bom cabo HDMI.
Fonte: Pexels
O que é um cabo HDMI?
Um cabo HDMI é uma conexão básica em termos de áudio e vídeo, mesmo que não tenha sido sempre assim. Esse tipo de conexão transmite os dados em alta qualidade sendo compatível com a maior parte das televisões, computadores, notebooks e videogames.
Essa conexão tem baixo custo e é o tipo de conector mais comum nesses dispositivos, mas também existem adaptadores que podem ser usados quando as conexões são diferentes.
O cabo HDMI possui um padrão com 19 pinos internos onde cada um desses pinos tem uma função para que o áudio e o vídeo possam ser reproduzidos com perfeição. Além disso existem vários tipos diferentes de conectores e cada um deles tem suas funções:
- Tipo A - é um conector padrão utilizado pela maioria dos dispositivos.
- Tipo B – conhecido como dual-link é indicado para alta definição, mas já não é mais utilizado.
- Tipo C – conhecido como mini-HDMI e indicado para dispositivos menores, porém com o mesmo recurso do TIPO A.
- Tipo D – conhecido como micro-HDMI, sendo ainda menor que o tipo C, é indicado para dispositivos portáteis.
- Tipo É – indicado para uso em carros e possui uma trava de segurança que evita a desconexão em movimento.
Quais são as funções de um cabo HDMI?
Dentre as funções que os cabos HDMI podem ter destacamos algumas que vale a pena conhecer:
- Função Consumer Electronics Control: a função CEC permite o controle de vários dispositivos com um único controle remoto. Essa função está restrita a, no máximo, 15 dispositivos simultâneos. Existem diversos dispositivos que são compatíveis com essa função, desde videogames até aparelhos de Blu-ray. Por mais que seja uma função extremamente útil é pouco conhecida e possui suas dificuldades para utilização. A maior dificuldade que um usuário pode encontrar nesse caso é a falta de acessibilidade e padronização. Isso porque não existe um nome padrão para essa função e cada fabricante tende a chamá-la de uma forma diferente.
- Função Audio Return Channel: a função ARC permite a distribuição do som entre os aparelhos. Por exemplo, se você conectar um videogame e um aparelho de som a uma televisão via cabo HDMI o próprio sistema dos dispositivos fará a configuração para que o som seja reproduzido pelo dispositivo correto.
- Função HEC: permite que a TV transmita dados de rede via conexão Ethernet. É uma função praticamente desconhecida entre os usuários e também está caindo em desuso. Ele basicamente funcionaria como um cabo de rede para gerar acesso à internet aos dispositivos, mas a maior parte das televisões mais modernas já vem com a função wi-fi integrada. Atualmente existem poucos dispositivos que ainda possuam ou sejam fabricados com essa funcionalidade.
- Função mobile High-definition link: a função MHL facilita a conexão de celulares para reprodução do conteúdo em outras telas. Você poderia, por exemplo, conectar o seu celular a uma televisão e reproduzir áudio e vídeo neste dispositivo. Durante esse processo o celular em questão também seria recarregado automaticamente. Por mais que no lançamento esse recurso tenha feito algum sucesso algum tempo depois, foram criados dispositivos que realizam esse tipo de reprodução sem a necessidade de utilização do cabo HDMI, opções sem fio. Então essa função também caiu em desuso.
Qual a diferença entre o cabo HDMI e o DisplayPort?
A principal diferença entre os dois modelos de cabos é que o cabo HDMI é fabricado em vários modelos e não existe uma diferenciação visível entre eles. Já entendemos que cada tipo de HDMI possui uma função distinta e se usarmos o modelo errado de cabo HDMI a experiência pode ser prejudicada tanto no quesito áudio, quanto na reprodução do vídeo.
Já o cabo do tipo DisplayPort é produzido e comercializado em apenas um padrão que vai encaminhar o áudio e vídeo digitais. Esse tipo de cabo não possui função de enviar dados ethernet. É importante lembrar que, mesmo sendo diferentes, os dois modelos de cabos aceitam a utilização de adaptadores, caso seja necessário.
Qual a melhor opção? O cabo HDMI ou o DisplayPort?
Escolher o melhor cabo vai depender de qual função você quer utilizar no momento.
Se a intenção for utilizar telas, como monitores de computador e televisor, o HDMI tem uma excelente reprodução de fluxo único. Por exemplo, o HDMI será o ideal se você estiver conectando uma CPU a um monitor ou um videogame a uma televisão. No entanto, se você prefere trabalhar no computador com duas telas ou jogar videogame em mais de uma tela, o ideal é a utilização do DisplayPort, já que com as suas configurações ele consegue suportar, no máximo, 4 dispositivos com resolução 1920x1200.
Resumindo, se você entende de tecnologia, certamente conhece bem o que é um cabo HDMI e quais as melhores opções do mercado. Esperamos que este artigo tenha enriquecido ainda mais o seu conhecimento.
Espero que tenha gostado do conteúdo Para que serve um cabo HDMI?
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Tech separados exclusivamente para você