Saiba que qualquer pessoa pode aprender Arduino

Saiba que qualquer pessoa pode aprender Arduino

Aprender Arduino está em pauta hoje em dia. “Arduino aquilo, Arduino isso!” – você já deve ter ouvido isso de algum nerd ou curioso por aí .

E as chances de você só ter ouvido falar, sem nunca ter experimentado e brincado com essa belezinha são grandes; e por que afinal, aprender como “fuçar” e criar coisas com o Arduino? O Arduino é conhecido com o “Lego para adultos”, e é bem verdade: você combina um monte de componentes de diferentes funções para criar coisas incríveis onde sua imaginação é o limite. Mas também é muito mais que isso.

Mesmo se você já manja muito de tecnologia, Arduino ainda assim é uma ótima opção: vai te ajudar a pensar mais rápido, resolver problemas simples do dia-a-dia e se divertir no processo de criar coisas muito legais. Vejamos o que o Arduino pode fazer por você:

Construir um monte de coisas legais

A principal razão de se adquirir um Arduino é que você pode criar coisas divertidas com ele. Se você é um “fuçador” nato, vai se sentir em casa. Mas e se você não gosta de construir coisas? Mesmo assim, você deveria dar uma chance ao Arduino por que você nunca sabe se isso vai acender alguma coisa dentro de você – e se perguntar “como é que eu nunca tentei isso antes?!”.

O que dá pra você fazer? Bem, qualquer coisa e mais um pouco. Pode ser simples ou complexo, prático ou inútil, sério ou engraçado. Quando você se sentir confortável com a plataforma, o céu é o limite. Veja algumas ideias para abrir seu apetite:

É uma excelente introdução à programação

Tradicionalmente, a curva de aprendizado para programação tem sido bem íngreme. Além da sintaxe não ser muito intuitiva, pode levar um tempo até que a lógica de programação faça sentido na sua cabeça. Para a maioria das pessoas, é uma experiência frustrante, e é nessa parte que a maioria desiste de aprender.

A boa nova é que o código do Arduino te “perdoa”. Você ainda tem que seguir uma curva de aprendizado, não é exatamente a coisa mais fácil do mundo, mas é bem mais simples que adentrar o mundo de programação de apps ou games, por exemplo. Na verdade, o Arduino pode ser um caminho bem “relaxante” de se entrar no mundo da programação.

Mas claro, nada é perfeito. Por exemplo, o fato do código Arduino “perdoar” o programador significa que é fácil escrever código mal-escrito, desenvolver maus hábitos de programação e nunca entender realmente o que o código faz. E é um código relativamente básico, então você não vai aprender nenhum conceito super avançado de código com ele.

Mas para se pegar os conceitos absolutamente básicos de programação, o Arduino é perfeito. Ele deixa você testar, mexer, fuçar e ver o que acontece direto ali, no mundo real. Seu LED tem que piscar e não pisca? Você vai ver isso na hora. Você tem que girar um motor para esquerda mas está girando para a direita? Feedback instantâneo. Nunca é tarde para a começar a aprender a programar!

Espero que tenha gostado do conteúdo Saiba que qualquer pessoa pode aprender Arduino
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Tech separados exclusivamente para você

Wasted Blood

O Portal Wasted Blood, traz o que há de melhor na internet. Nossos conteúdos são bem escritos e de qualidade ímpar, visando sempre te entreter com artigos de qualidade e informação qualitativa. Seja bem vindo, fique a vontade.

Deixe um comentário

Go up