5 erros com o cartão de crédito que você deveria evitar

5 erros com o cartão de crédito que você deveria evitar

Mesmo com juros altíssimos, o cartão de crédito é ainda um dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros. A segurança de não precisar andar com dinheiro em espécie e, claro, as facilidades nas compras online tornam esse pequeno retângulo de plástico uma das ferramentas mais vantajosas. 

As vantagens são reais, porém, a utilização realizada de forma indiscriminada do cartão de crédito, pode levar a armadilhas que fazem os consumidores caírem no descontrole financeiro. Para você ter uma ideia, um mês de juros cobrados no rotativo do cartão é o mesmo que nove anos de retorno da poupança, levando em consideração a taxa média dos bancos. 

Uma das causas é a falta de educação financeira, afinal esse uso indiscriminado do cartão pode ser evitado através do controle do orçamento pessoal. 

Pensando nas dificuldades em lidar com o cartão de crédito, relacionamos os principais erros que as pessoas cometem ao usar o dinheiro de plástico. Além disso, confira abaixo como tornar essa ferramenta um aliado ao seu planejamento financeiro!

Clique e saiba mais +

Cartão de crédito e finanças pessoais

Por incrível que pareça, o cartão de crédito pode ser um grande parceiro nas suas finanças pessoais. 

Primeiro, é necessário entender de quanto você dispõe por mês. Depois colocar no seu planejamento financeiro todas suas despesas fixas. A partir daí, você começará a praticar um dos pilares da educação financeira: saber equilibrar seus gastos com a sua receita líquida.

Os 5 erros com o cartão de crédito para evitar

Como nem tudo são flores com relação ao uso do cartão de crédito, listamos os cinco erros mais comuns (e que podem ser evitados):

  1. Ter um cartão de crédito com tarifas incluídas:
  2. Gastar mais do que pode;
  3. Entrar no rotativo do cartão;
  4. Evitar pagar dívidas;
  5. Pagar sempre a parcela mínima.

Cartão com muitas tarifas

Mesmo que você já tenha um cartão de crédito, procure repensar sobre as taxas de juros, como funciona o parcelamento, programas de recompensas, além da anuidade. 

Hoje em dia, existem muitas opções sem mensalidade e com outros benefícios incluídos. Procure pesquisar um cartão de crédito que tenha mais a ver com o seu perfil financeiro. 

Não saber o quanto pode gastar

É imprescindível ter um planejamento sobre seus gastos. Sendo assim, o primeiro ponto é colocar um limite de quanto você pode gastar. Jamais ultrapasse sua renda mensal e, ainda, considere uma “folga”, já que imprevistos podem ocorrer e saber lidar é importante.

Uma das possibilidades de você regular o limite de gastos é usando o aplicativo do seu próprio cartão de crédito. Caso isso não seja possível, faça em um caderno mesmo. O importante é acompanhar seus gastos para evitar ter dívidas.

Entrar no rotativo

O principal lema a ter um cartão de crédito é jamais esquecer de pagar a fatura, porque senão você deverá arcar com juros rotativos. Estes, infelizmente, costumam virar uma bola de neve: virando uma dívida de difícil controle. Então, aproveite e já coloque na agenda do celular para não esquecer do vencimento!

Ter uma dívida no cartão e não a negociar

Nunca ignore uma dívida de cartão de crédito. Como já citamos anteriormente, os juros rotativos podem prejudicar todas as suas finanças pessoais. Aliás, antes de sair solicitando um cartão novo ou pedindo um limite maior, procure negociar alguma dívida que você tenha ignorado.

Muitas administradoras de cartão de crédito estão dispostas a renegociar pendências. Além disso, é possível realizar a negociação de dívidas de forma totalmente online, com descontos consideráveis.

Caso seja necessário, você também tem a possibilidade de solicitar um empréstimo com juros mais baixos do que aqueles cobrados na sua dívida. Então, quite a pendência o quanto antes!

Pagar apenas a parcela mínima

Muita gente não sabe disso, mas pagando apenas o mínimo do cartão, o valor a ser quitado no mês seguinte é obscuro, você estará sujeito aos critérios do banco. 

É como se você pegasse um empréstimo da operadora e com juros a perder de vista. É praticamente acabar com a sua vida financeira. Por isso, pague sempre o valor total da fatura.

Planejamento como chave para o sucesso das suas finanças

Um planejamento financeiro bem realizado pode ser a chave para o sucesso das suas finanças. Por isso, é importante ter uma organização com seus gastos, porque, como já vimos acima, o risco de perder o controle é muito grande.

É muito fácil conseguir alinhar seu planejamento com seu cartão de crédito, basta inserir seus gastos na sua planilha, analisando quando ele deve ser usado ou não. 

Não se esqueça de colocar um limite de quanto você pode gastar. Jamais ultrapasse sua renda mensal e, ainda, considere uma “folga”, já que imprevistos podem ocorrer.

Escolha o cartão de acordo com seu perfil

Como já citado no tópico de “cartão com muitas tarifas”, procure pesquisar e comparar os cartões de crédito existentes no mercado. Sempre avalie a relação custo-benefício que ele poderá trazer ao seu bolso.

Faça seu cartão trabalhar para você

Temido por uns, amado por outros. O cartão de crédito é um trunfo na manga desde que usado com sabedoria. Como tudo na vida, não se esqueça do equilíbrio e de fazer o cartão de crédito trabalhar para você, nunca o contrário!

E você, qual dos erros citados acima você acha mais difícil de evitar? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Espero que tenha gostado do conteúdo 5 erros com o cartão de crédito que você deveria evitar
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Negócios e Política separados exclusivamente para você

Wasted Blood

O Portal Wasted Blood, traz o que há de melhor na internet. Nossos conteúdos são bem escritos e de qualidade ímpar, visando sempre te entreter com artigos de qualidade e informação qualitativa. Seja bem vindo, fique a vontade.

Deixe um comentário

Go up