Por que roer unhas é tão perigoso para a saúde e os dentes?

Por que roer unhas é tão perigoso para a saúde e os dentes?

O hábito de roer as unhas é muito comum, e segundo um estudo realizado pela revista PubMed.com, estima-se que cerca de 30% da população mundial lida com essa condição. Porém, esse hábito pode ser muito prejudicial para a saúde bucal.

O termo correto para o hábito de roer as unhas é onicofagia, o que pode causar uma série de problemas orais. Essa condição pode ainda estar ligada a outras, como o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade e o transtorno de ansiedade.

Esse hábito pode atingir pessoas de todas as idades e está associado com nervosismo, estresse e ansiedade. Porém, essa condição pode fazer mal para a saúde, principalmente para a saúde bucal.

Entre os prejuízos que roer as unhas podem causar para a saúde bucal, podemos destacar:

  • Lesões nas gengivas;
  • Problemas na mandíbula;
  • Infecções na boca;
  • Risco de desenvolver bruxismo;
  • Desgaste, fratura e desalinhamento dos dentes.

Para tratar essas consequências, é preciso procurar por um consultório de odontologia e marcar uma consulta com um dentista. Somente um profissional será capaz de identificar a causa do problema e indicar o melhor tratamento.

Clique e saiba mais +

Consequências de roer as unhas para a saúde bucal

O hábito de roer as unhas é extremamente prejudicial para a estética das mãos e dos dentes das pessoas. Mas além disso, também prejudica a saúde bucal, podendo levar a problemas mais graves, sendo necessário procurar um dentista especialista em gengiva.

Confira a seguir os problemas bucais mais comuns causados por roer as unhas.

  1. Desgastes nos dentes

Pode não parecer, mas o hábito de roer as unhas requer muita força da mandíbula para conseguir cortá-la, visto que é uma estrutura dura.

Além disso, a frequência com que a pessoa roe as unhas também contribui para o desgaste progressivo dos dentes.

Esse tipo de dano pode atingir vários níveis, desde um desgaste mais simples, até mesmo uma fratura mais séria, podendo levar o paciente a procurar por um dentista especialista em implantodontia para corrigir o problema.

  1. Reabsorção radicular

Esse tipo de problema envolve as raízes do dente, e pode ocorrer devido a tratamento ortodônticos ou após acidentes ou danos progressivos, como roer as unhas com frequência. Se não tratado, essa condição pode ocasionar danos definitivos à estrutura dos dentes.

Por isso, o ideal é procurar procurar por um dentista infantil ou adulto para avaliar e recomendar o melhor tratamento para essa condição, de acordo com o caso de cada pessoa. 

Entre os tratamentos indicados para essa condição, estão o canal radicular, a extração do dente e a administração de médicos para aliviar a dor e o inchaço. Entretanto, a melhor maneira de evitar que isso ocorra, é a prevenção dos maus hábitos que leve ao problema.

  1. Perda dos dentes

O hábito de roer as unhas pode levar à perda dental devido à reabsorção radicular, mas também por causa de outros fatores, como a fratura e lesões dentais.

Diante disso, a melhor forma de evitar esse problema é parar de roer as unhas.

Os dentes devem ser utilizados somente para a mastigação de alimentos, pois quando forçados para roer as unhas ou abrir objetos, por exemplo, eles exercem uma força maior do que o necessário, o que pode levar a sérios problemas bucais.

  1. Bruxismo

O bruxismo é descrito como o hábito de ranger os dentes. O ato de roer as unhas pode dar abertura para o surgimento desse problema, isso porque os dois problemas são parecidos, pois forçam os dentes e estão ligados a problemas emocionais.

Para tratar essa condição, é possível marcar uma consulta com um dentista infantil zona norte ou outro profissional de sua confiança, pois ele indicará o uso da placa de mordida ou o miorrelaxante para a proteção dos dentes e permite o relaxamento muscular.

O primeiro passo é parar de roer as unhas

Apesar de roer as unhas ser um hábito muito comum entre algumas pessoas, ele é muito prejudicial para o organismo e para a estética e saúde bucal. O mais recomendado é procurar meios para perder esse hábito.

Entre os meios que podem ser utilizados para evitar roer as unhas, podemos destacar:

  • Manter as unhas cortadas;
  • Mascar chicletes;
  • Utilizar esmaltes de tratamento;
  • Utilizar bolinhas anti estresse.

Através desses cuidados, e com as orientações de profissionais qualificados, é possível perder esse hábito e manter as unhas e os dentes saudáveis e bonitos. Portanto, procure os tratamentos mais adequados para o seu caso e inicie o quanto antes.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Espero que tenha gostado do conteúdo Por que roer unhas é tão perigoso para a saúde e os dentes?
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Beleza e Saúde separados exclusivamente para você

Wasted Blood

O Portal Wasted Blood, traz o que há de melhor na internet. Nossos conteúdos são bem escritos e de qualidade ímpar, visando sempre te entreter com artigos de qualidade e informação qualitativa. Seja bem vindo, fique a vontade.

Deixe um comentário

Go up