Como fazer experiências imersivas? 5 dicas para criar tais ações

Como fazer experiências imersivas? 5 dicas para criar tais ações

Experiências imersivas são ações capazes de envolver o consumidor, mexendo com seus sentidos e estimulando sua imaginação. Ao fazer com que se sinta inserido na situação proposta, gera uma forte conexão entre empresa e cliente.

Por conta disso, esse tipo de abordagem tem se tornado cada vez mais importante, mostrando-se essencial dentro de qualquer estratégia com foco no cliente.

O relatório Zendesk CX Trends 2023 constatou que 70% dos consumidores gastam mais com empresas que proporcionam experiências mais fluidas, personalizadas e integradas. Isso significa que a qualidade do atendimento e das interações são fatores extremamente relevantes para sua decisão de compra.

Daí a importância de oferecer experiências mais completas e estimulantes, de modo a superar suas expectativas, para então, conquistar sua atenção.

Será que a sua empresa está preparada para esta nova demanda do mercado?

Neste post, explicamos o que é uma experiência imersiva, como funciona, porquê utilizar tal estratégia e como criar esse tipo de ação. Boa leitura!

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O que é uma experiência imersiva?

Uma experiência imersiva é uma situação capaz de prender a atenção do consumidor e mexer com suas percepções, estimulando seus sentidos para além do mundo físico, criando vivências que fogem ao convencional.

Este conceito é frequentemente associado ao uso de dispositivos eletrônicos e novas tecnologias, mas cabe dizer que ele não precisa se limitar a isso.

A ideia por trás de uma experiência imersiva é fazer com que as pessoas se sintam parte da situação proposta. Ou seja, esse tipo de ação vai muito além do simples consumo, mexendo com os sentimentos e despertando sensações e emoções.

Por que é importante proporcionar experiências imersivas para os clientes?

Vivemos a era da Economia da Experiência, termo criado por B. Joseph Pine II e James H. Gilmore para se referir ao ciclo econômico atual.

Hoje, a satisfação do consumidor depende de uma série de fatores que vão além do produto, daí o conceito de experiência do cliente ou customer experience (CX).

Em outras palavras, podemos considerar que em um mercado onde a concorrência está cada vez mais acirrada, não faltam opções para o consumidor. Neste contexto, irão se destacar as empresas que entenderem como criar uma experiência imersiva.

Como funcionam as experiências imersivas?

Com base no que vimos até aqui você já deve ter alguma ideia sobre como funciona uma CX imersiva, não é mesmo? Mas que tal ver algumas situações práticas?

Os principais exemplos de experiências imersivas se dão por meio do uso de ferramentas estratégicas para criar um ambiente que une o real ao digital.

É o caso da Realidade Aumentada (AR), que traz elementos digitais para o mundo real, como podemos observar no jogo Pokémon Go e em filtros do Instagram.

Outro exemplo é a Realidade Virtual (VR) que, por meio de óculos especiais, permite às pessoas explorarem ambientes virtuais como se estivessem lá.

Da mesma forma, um chatbot programado com IA é um exemplo de experiência imersiva no atendimento, a medida que emula a conversação humana ao ponto de, muitas vezes, o usuário pensar que está falando com um atendente real. 

Contudo, como vimos, essas experiências nem sempre precisam estar associadas à tecnologia. Confira a seguir um exemplo de CX imersiva que não depende de VR e AR.

É possível criar experiências imersivas sem tanta tecnologia?

A resposta é sim! E a gente vai te mostrar como com um exemplo bem lúdico:

Imagine que uma marca de produtos alimentícios realiza uma ação em uma feira. 

Vendados, os participantes são convidados a lembrar de sua infância, quando em dias chuvosos sua mãe preparava bolo de cenoura. Barulho de chuva toca em uma caixa de som, enquanto um bolo quentinho é servido, exalando um cheiro delicioso. 

Não é difícil imaginar que tal ação evoca lembranças semelhantes nos participantes, certo? O que torna essa experiência imersiva são justamente os elementos que a acompanham: som, cheiro e gosto, que estimulam sua audição, olfato e paladar.

Como fazer uma experiência imersiva? 5 dicas

O objetivo de uma experiência imersiva é estabelecer uma conexão com o público. Logo, ela deve estar diretamente relacionada ao que sua marca representa e deseja transmitir às pessoas e, é claro, também precisa fazer sentido para o consumidor.

Confira algumas dicas que preparamos de como criar experiências imersivas:

1. Conheça o perfil do seu público

Para fazer uma experiência imersiva é preciso conhecer muito bem o perfil de seus clientes, o que eles buscam, o que os move, etc. Dessa forma, entendemos como trabalhar suas emoções, e assim, entregar o que desejam.

2. Coloque sua criatividade em prática

Quanto mais profunda e engrandecedora for a experiência, maior será o grau de conexão criado com o consumidor. Portanto, coloque sua criatividade em prática!

3. Fuja do óbvio

Não há nada de errado em se inspirar em experiências imersivas criadas por outras marcas. Porém, tenha em mente que estratégias repetidas geram menor impacto. 

Logo, se você quer marcar a memória dos clientes, procure pensar em algo inédito, que realmente te diferencie da concorrência.

4. Explore os sentidos do consumidor

Como vimos, uma das principais características desse tipo de ação é fazer com que as pessoas se sintam inseridas no contexto proposto

A melhor maneira de conseguir isso é mexendo com seus sentidos, isto é, visão, audição, olfato, paladar e tato.

5. Trabalhe os sentimentos

Os sentimentos são ferramentas poderosas, capazes de despertar emoções e persuadir as pessoas a se engajarem em determinada ação

Aprenda a trabalhar com eles em suas experiências imersivas e certamente terá ótimos resultados.

Comece a trabalhar CX imersivas com seus clientes hoje mesmo!

As experiências imersivas são ótimas estratégias para gerar conexão entre marca e cliente. Isso porque ela se aprofunda no indivíduo, mexendo com suas emoções e despertando sensações diversas. 

Mais interessante do que a monotonia de sempre, concorda?

Considerando que somos inundados todos os dias por vários tipos de estímulos, explorar diferentes formas de atrair, vender e atender é vital para que uma empresa se destaque das demais e garanta seu espaço nas preferências dos clientes.

A sua companhia já tem trabalhado com esse tipo de estratégia?

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhá-lo com a sua equipe. Assim, além de entenderem o que é uma experiência imersiva e como funciona, poderão trabalhar juntos em ações inovadoras e condizentes com o que seu público busca.

Espero que tenha gostado do conteúdo Como fazer experiências imersivas? 5 dicas para criar tais ações
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