Consultoria de TI: o que é e como funciona? Confira as vantagens!

Consultoria de TI: o que é e como funciona? Confira as vantagens!

Você já se perguntou como a consultoria de TI pode transformar seu negócio? Neste guia, desvendamos o conceito, o funcionamento e as vantagens incríveis que uma consultoria especializada em tecnologia da informação pode trazer. Se você busca otimização, segurança e inovação, está no lugar certo!

Você já ouviu falar em consultoria de TI? Pois saiba que esse serviço vem se tornando bastante popular nos últimos anos, coincidindo com o aumento da demanda por soluções tecnológicas por parte das empresas do mundo todo. 

E, no Brasil, não seria diferente, já que investir na área de TI — sigla para Tecnologia da Informação — também se tornou uma necessidade para os negócios de pequeno e médio porte. Isso pelo aumento de dados coletados e a necessidade de garantir a segurança deles. 

Ficou curioso para saber como isso funciona? Então, continue lendo. Neste artigo, explicamos não apenas o que é e como funciona, mas também falamos 4 vantagens imperdíveis desse serviço para as companhias!

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O que é consultoria de TI?

A consultoria de TI é uma modalidade de serviço prestado por profissionais da área de tecnologia da informação — ou TI — para analisar e orientar companhias sobre os processos internos relacionados ao setor. 

É como um serviço de aconselhamento. Isso significa que os profissionais que atuam como consultores são contratados para avaliar os processos de uma empresa e dizer o que pode ser melhorado, visando otimizar os procedimentos da área de tecnologia da informação. 

Finalizada a análise, os prestadores de serviços de consultoria de TI podem montar um plano de ação e executar as estratégias acordadas. 

A propósito, é possível utilizar esses profissionais para diversos fins, como implementar um site para a companhia ou um sistema de gestão empresarial. 

No mais, é preciso saber que uma consultoria de TI pode ser dividida entre estes 3 tipos:

  • offshore: quando a empresa contratada tem sede e funcionários em outro país;
  • onshore: com profissionais do país da empresa contratante, por exemplo, brasileiros; 
  • nearshore: os terceirizados são de outros países, porém, falam o mesmo idioma que a empresa que os contratou. 

Como funcionam os serviços de consultoria de TI?

Uma consultora de TI funciona a partir de uma análise completa do setor de tecnologia da empresa. Para tal, esse serviço:

  • identifica as necessidades da companhia (como adotar um armazenamento em nuvem para os dados); 
  • monta um plano de ação para otimizar os processos; 
  • propõe um cronograma de trabalho; 
  • executa o plano e instala as soluções; 
  • acompanha os resultados e verifica se há necessidade de realizar alterações. 

Ainda é de responsabilidade da consultoria de TI garantir que os usuários — neste caso, os colaboradores — saibam como utilizar as soluções implementadas. Isso evita problemas futuros para todas as partes envolvidas no processo. 

O que faz um consultor de TI?

O consultor de TI pode atuar em diversas áreas. As mais comuns são gerenciamento de projetos, armazenamento ou análise de dados e segurança da informação. Em todo caso, esse profissional é responsável por analisar os processos da empresa contratante e oferecer as melhores soluções para seus problemas. 

Por conta disso, eles precisam não apenas ser especialistas na área de tecnologia da informação, mas também bons vendedores e saber se comunicar com os clientes. 

Adicionalmente, os profissionais executam o planejamento e ainda treinam os usuários que terão contato frequente com os sistemas instalados. Ainda há a possibilidade de acompanhar a companhia que os contratou, para garantir que tudo funcione corretamente. 

Agora que você já sabe o que é, como funciona e o que faz um consultor de TI, chegou o momento de ver porque esse tipo de serviço é tão importante para as organizações!

Qual a importância de um serviço de consultoria de TI?

A consultoria de TI é uma importante ferramenta para qualquer empresa. Para compreender melhor o porquê desse serviço ser tão popular, trouxemos a seguir os 4 principais benefícios dele para as organizações. Confira!

1. Fornece suporte personalizado 

A primeira vantagem é que a companhia contratante recebe um suporte personalizado para suas necessidades.

Além disso, o serviço conta com profissionais especializados, por isso, é comum contratar as empresas terceirizadas — ou autônomos — para realizar serviços específicos. Por exemplo, instalar um software de gestão. 

2. Mais segurança para a empresa 

Outro benefício de contratar uma consultoria de TI é a segurança dos dados. As empresas, não importa se são de pequeno ou grande porte, costumam lidar com informações sensíveis de clientes e colaboradores.

Nesse sentido, um serviço especializado garante que as organizações sigam as melhores práticas de segurança, para evitar que esses dados sejam comprometidos.  

3. Aumenta a produtividade  

O aumento da produtividade acontece por uma série de fatores que atuam em conjunto. O primeiro é porque, durante a análise, os consultores de TI identificam os pontos que precisam ser melhorados na companhia mediante novas tecnologias. 

Em segundo lugar, os colaboradores ficam mais motivados, por ver que a empresa se preocupa em adotar as novidades do mercado. 

Por último, uma consultora pode reduzir o trabalho necessário para cada ação ao, por exemplo, conectar os sistemas de diferentes departamentos, permitindo que eles se atualizem automaticamente. 

4. Reduz os custos 

A última vantagem de contratar uma consultoria de TI da nossa lista é a redução dos custos. 

Tenha em mente que, assim, você não precisa se preocupar em quanto investir para montar uma estrutura de TI eficiente, já que os serviços relacionados à tecnologia ficam a cargo de uma empresa terceirizada. 

Ou seja, não é necessário ter uma equipe a postos, apenas esperando os problemas aparecerem. Pelo contrário, você só aciona ajuda especializada quando eles surgirem, fazendo com que o gasto seja esporádico. 

Por fim, ao encontrar novas soluções para questões antigas, a consultoria de TI pode reduzir a incidência de erros que atrapalham o fluxo de trabalho e fazem a companhia perder dinheiro. 

E aí, ficou claro o que é consultoria de TI? Então não perca tempo e adote hoje mesmo essa solução no seu negócio!

* Este post foi escrito pela plataforma oHub, que oferece serviços para todas as etapas de vida da sua empresa.

Maximize a Eficiência do Seu Negócio: Entenda a Consultoria de TI e Suas Vantagens

A consultoria de TI é um serviço vital para empresas que buscam otimizar seus processos de tecnologia da informação. Oferecendo suporte personalizado, melhorando a segurança dos dados, aumentando a produtividade e reduzindo custos, a consultoria de TI se apresenta como uma solução estratégica para negócios de todos os tamanhos.

O que é consultoria de TI?
É um serviço de aconselhamento especializado em tecnologia da informação para otimizar processos internos de empresas.

Como funciona uma consultoria de TI?
Através de análise, planejamento de ação, implementação de soluções e acompanhamento dos resultados.

Quais são os principais tipos de consultoria de TI?
Offshore, onshore e nearshore, diferenciados pela localização da equipe de consultoria.

Qual a importância da consultoria de TI?
Oferece suporte personalizado, garante segurança dos dados, aumenta a produtividade e reduz custos operacionais.

Como uma consultoria de TI pode aumentar a produtividade?
Identificando melhorias, motivando colaboradores com novas tecnologias e integrando sistemas para atualizações automáticas.

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