Consultoria de TI: o que é e como funciona? Confira as vantagens!
Você já se perguntou como a consultoria de TI pode transformar seu negócio? Neste guia, desvendamos o conceito, o funcionamento e as vantagens incríveis que uma consultoria especializada em tecnologia da informação pode trazer. Se você busca otimização, segurança e inovação, está no lugar certo!
Você já ouviu falar em consultoria de TI? Pois saiba que esse serviço vem se tornando bastante popular nos últimos anos, coincidindo com o aumento da demanda por soluções tecnológicas por parte das empresas do mundo todo.
E, no Brasil, não seria diferente, já que investir na área de TI — sigla para Tecnologia da Informação — também se tornou uma necessidade para os negócios de pequeno e médio porte. Isso pelo aumento de dados coletados e a necessidade de garantir a segurança deles.
Ficou curioso para saber como isso funciona? Então, continue lendo. Neste artigo, explicamos não apenas o que é e como funciona, mas também falamos 4 vantagens imperdíveis desse serviço para as companhias!
O que é consultoria de TI?
A consultoria de TI é uma modalidade de serviço prestado por profissionais da área de tecnologia da informação — ou TI — para analisar e orientar companhias sobre os processos internos relacionados ao setor.
É como um serviço de aconselhamento. Isso significa que os profissionais que atuam como consultores são contratados para avaliar os processos de uma empresa e dizer o que pode ser melhorado, visando otimizar os procedimentos da área de tecnologia da informação.
Finalizada a análise, os prestadores de serviços de consultoria de TI podem montar um plano de ação e executar as estratégias acordadas.
A propósito, é possível utilizar esses profissionais para diversos fins, como implementar um site para a companhia ou um sistema de gestão empresarial.
No mais, é preciso saber que uma consultoria de TI pode ser dividida entre estes 3 tipos:
- offshore: quando a empresa contratada tem sede e funcionários em outro país;
- onshore: com profissionais do país da empresa contratante, por exemplo, brasileiros;
- nearshore: os terceirizados são de outros países, porém, falam o mesmo idioma que a empresa que os contratou.
Como funcionam os serviços de consultoria de TI?
Uma consultora de TI funciona a partir de uma análise completa do setor de tecnologia da empresa. Para tal, esse serviço:
- identifica as necessidades da companhia (como adotar um armazenamento em nuvem para os dados);
- monta um plano de ação para otimizar os processos;
- propõe um cronograma de trabalho;
- executa o plano e instala as soluções;
- acompanha os resultados e verifica se há necessidade de realizar alterações.
Ainda é de responsabilidade da consultoria de TI garantir que os usuários — neste caso, os colaboradores — saibam como utilizar as soluções implementadas. Isso evita problemas futuros para todas as partes envolvidas no processo.
O que faz um consultor de TI?
O consultor de TI pode atuar em diversas áreas. As mais comuns são gerenciamento de projetos, armazenamento ou análise de dados e segurança da informação. Em todo caso, esse profissional é responsável por analisar os processos da empresa contratante e oferecer as melhores soluções para seus problemas.
Por conta disso, eles precisam não apenas ser especialistas na área de tecnologia da informação, mas também bons vendedores e saber se comunicar com os clientes.
Adicionalmente, os profissionais executam o planejamento e ainda treinam os usuários que terão contato frequente com os sistemas instalados. Ainda há a possibilidade de acompanhar a companhia que os contratou, para garantir que tudo funcione corretamente.
Agora que você já sabe o que é, como funciona e o que faz um consultor de TI, chegou o momento de ver porque esse tipo de serviço é tão importante para as organizações!
Qual a importância de um serviço de consultoria de TI?
A consultoria de TI é uma importante ferramenta para qualquer empresa. Para compreender melhor o porquê desse serviço ser tão popular, trouxemos a seguir os 4 principais benefícios dele para as organizações. Confira!
1. Fornece suporte personalizado
A primeira vantagem é que a companhia contratante recebe um suporte personalizado para suas necessidades.
Além disso, o serviço conta com profissionais especializados, por isso, é comum contratar as empresas terceirizadas — ou autônomos — para realizar serviços específicos. Por exemplo, instalar um software de gestão.
2. Mais segurança para a empresa
Outro benefício de contratar uma consultoria de TI é a segurança dos dados. As empresas, não importa se são de pequeno ou grande porte, costumam lidar com informações sensíveis de clientes e colaboradores.
Nesse sentido, um serviço especializado garante que as organizações sigam as melhores práticas de segurança, para evitar que esses dados sejam comprometidos.
3. Aumenta a produtividade
O aumento da produtividade acontece por uma série de fatores que atuam em conjunto. O primeiro é porque, durante a análise, os consultores de TI identificam os pontos que precisam ser melhorados na companhia mediante novas tecnologias.
Em segundo lugar, os colaboradores ficam mais motivados, por ver que a empresa se preocupa em adotar as novidades do mercado.
Por último, uma consultora pode reduzir o trabalho necessário para cada ação ao, por exemplo, conectar os sistemas de diferentes departamentos, permitindo que eles se atualizem automaticamente.
4. Reduz os custos
A última vantagem de contratar uma consultoria de TI da nossa lista é a redução dos custos.
Tenha em mente que, assim, você não precisa se preocupar em quanto investir para montar uma estrutura de TI eficiente, já que os serviços relacionados à tecnologia ficam a cargo de uma empresa terceirizada.
Ou seja, não é necessário ter uma equipe a postos, apenas esperando os problemas aparecerem. Pelo contrário, você só aciona ajuda especializada quando eles surgirem, fazendo com que o gasto seja esporádico.
Por fim, ao encontrar novas soluções para questões antigas, a consultoria de TI pode reduzir a incidência de erros que atrapalham o fluxo de trabalho e fazem a companhia perder dinheiro.
E aí, ficou claro o que é consultoria de TI? Então não perca tempo e adote hoje mesmo essa solução no seu negócio!
* Este post foi escrito pela plataforma oHub, que oferece serviços para todas as etapas de vida da sua empresa.
Maximize a Eficiência do Seu Negócio: Entenda a Consultoria de TI e Suas Vantagens
A consultoria de TI é um serviço vital para empresas que buscam otimizar seus processos de tecnologia da informação. Oferecendo suporte personalizado, melhorando a segurança dos dados, aumentando a produtividade e reduzindo custos, a consultoria de TI se apresenta como uma solução estratégica para negócios de todos os tamanhos.
O que é consultoria de TI?
É um serviço de aconselhamento especializado em tecnologia da informação para otimizar processos internos de empresas.
Como funciona uma consultoria de TI?
Através de análise, planejamento de ação, implementação de soluções e acompanhamento dos resultados.
Quais são os principais tipos de consultoria de TI?
Offshore, onshore e nearshore, diferenciados pela localização da equipe de consultoria.
Qual a importância da consultoria de TI?
Oferece suporte personalizado, garante segurança dos dados, aumenta a produtividade e reduz custos operacionais.
Como uma consultoria de TI pode aumentar a produtividade?
Identificando melhorias, motivando colaboradores com novas tecnologias e integrando sistemas para atualizações automáticas.
Espero que tenha gostado do conteúdo Consultoria de TI: o que é e como funciona? Confira as vantagens!
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