Diagrama de Ishikawa: saiba o que é, para que serve e como implementar na sua empresa em 4 passos
Como você faz para solucionar os problemas que aparecem na sua empresa?
Para identificar a raiz do problema e evitar que ele se repita, existe uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas de todo o mundo: o Diagrama de Ishikawa.
Criada em 1943 pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, essa ferramenta é uma grande aliada na garantia da qualidade dos processos organizacionais e na promoção da melhoria contínua.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o Diagrama de Ishikawa, continue a leitura deste conteúdo para entender o que é, para que serve e como implementar esse instrumento de gestão na sua empresa.
O que é e para que serve o Diagrama de Ishikawa?
O Diagrama de Ishikawa é uma representação visual das possíveis causas de um problema específico.
Essa ferramenta tem como objetivo permitir que os gestores cheguem à causa-raiz de determinados problemas para, assim, solucioná-los e evitar que eles voltem a acontecer.
O Diagrama de Ishikawa busca fazer a relação de causa e efeito, facilitando a identificação e análise dos motivos por trás dos problemas e deficiências que a empresa enfrenta.
Para isso, as causas podem estar relacionadas a 6 aspectos-chave no Diagrama de Ishikawa:
- Máquina
- Materiais
- Mão de obra
- Meio ambiente
- Medida
- Método
1 - Máquina
Pode ser que as causas para determinado problema que acomete a sua empresa ou algum departamento específico estejam relacionadas ao maquinário ou aos equipamentos utilizados.
A baixa produtividade, por exemplo, pode ter como causa o uso de máquinas obsoletas e que estão sempre dando defeito.
2 - Materiais
A quantidade, a qualidade e os tipos de materiais utilizados pela empresa como matéria-prima, por exemplo, também podem ser uma das causas para determinados problemas.
Eventualmente, determinada máquina está sempre dando defeito e o motivo disso pode ser uma peça feita com material pouco resistente.
3 - Mão de obra
Outro aspecto para identificação e análise da causa-raiz dos problemas organizacionais é a mão de obra.
Será, por exemplo, que os seus colaboradores estão devidamente treinados para exercer suas funções?
Treinar as equipes é fundamental para que os processos sejam realizados de forma adequada e dentro dos padrões de qualidade da empresa.
4 - Meio ambiente
A causa para alguns problemas que acometem a sua empresa podem ter relação também com o local em que as atividades são realizadas.
Fatores relacionados ao ambiente interno e externo precisam ser considerados na hora de fazer sua avaliação.
5 - Medida
Os indicadores e métricas que você utiliza para mensurar e monitorar os seus processos podem exercer influência sobre alguns problemas.
A insatisfação dos clientes e reclamações, por exemplo, podem ter como causa o não acompanhamento do tempo médio de atendimento.
6 - Método
No Diagrama de Ishikawa, é preciso também que você reflita sobre os métodos de trabalho adotados na sua empresa. A causa do seu problema pode estar na forma com que as tarefas são executadas.
Passo a passo: como fazer um Diagrama de Ishikawa?
Após conferir o que é e para que serve o Diagrama de Ishikawa, é hora de descobrir como implementar essa ferramenta.
Para isso, elaboramos aqui um passo a passo que vai te ajudar a usar o Diagrama de Ishikawa com a sua equipe e identificar a causa-raiz de eventuais problemas.
Passo 1 - Defina com clareza o problema a ser analisado
O primeiro passo para implementação do Diagrama de Ishikawa consiste em definir de forma clara qual é o problema específico que você deseja analisar.
O ideal é que você e sua equipe se concentrem em um problema de cada vez.
Passo 2 - Desenhe o seu Diagrama de Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa se assemelha ao esqueleto de um peixe. A parte onde fica a cabeça é o espaço dedicado ao problema que você vai analisar.
Já os espinhos, seis no total, representam os aspectos-chave que podem, ou não, estar relacionados à causa-raiz do problema.
Veja na imagem abaixo como o seu desenho deve ficar, aproximadamente:
Fonte: Lean Blog
Passo 3 - Faça um brainstorming com a equipe
Após identificar o problema central e desenhar o Diagrama de Ishikawa, você e sua equipe devem fazer uma tempestade de ideias - brainstorming - para chegar às possíveis causas do problema analisado.
Essa talvez seja a etapa mais demorada, pois é preciso pensar em cada um dos 6 aspectos-chave que vimos anteriormente.
Passo 4 - Crie uma hierarquia para as causas identificadas
Por fim, para que você possa combater o problema de maneira mais eficaz, procure hierarquizar as causas identificadas. Dessa forma, é possível atuar no combate às causas mais graves e urgentes primeiro.
Por exemplo: se uma máquina deixa de funcionar devido a um problema de material e, além disso, quando funciona, esquenta muito gerando desperdício de energia, a prioridade é colocar a máquina para funcionar e, em seguida, solucionar o problema de desperdício.
Para você compreender ainda melhor o método de Ishikawa, selecionamos este vídeo da Siteware, aproveite:
E então, conta pra gente o que você achou dessa ferramenta de gestão que é o método de Ishikawa.
Passe a utilizá-lo com a sua equipe para identificar a causa-raiz de seus problemas e promover a melhoria contínua dos processos organizacionais da sua empresa.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.
Espero que tenha gostado do conteúdo Diagrama de Ishikawa: saiba o que é, para que serve e como implementar na sua empresa em 4 passos
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Negócios e Política separados exclusivamente para você
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.