Diagrama de Ishikawa: saiba o que é, para que serve e como implementar na sua empresa em 4 passos

Diagrama de Ishikawa: saiba o que é, para que serve e como implementar na sua empresa em 4 passos

Como você faz para solucionar os problemas que aparecem na sua empresa?

Para identificar a raiz do problema e evitar que ele se repita, existe uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas de todo o mundo: o Diagrama de Ishikawa.

Criada em 1943 pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, essa ferramenta é uma grande aliada na garantia da qualidade dos processos organizacionais e na promoção da melhoria contínua.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o Diagrama de Ishikawa, continue a leitura deste conteúdo para entender o que é, para que serve e como implementar esse instrumento de gestão na sua empresa.

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O que é e para que serve o Diagrama de Ishikawa?

O Diagrama de Ishikawa é uma representação visual das possíveis causas de um problema específico.

Essa ferramenta tem como objetivo permitir que os gestores cheguem à causa-raiz de determinados problemas para, assim, solucioná-los e evitar que eles voltem a acontecer.

O Diagrama de Ishikawa busca fazer a relação de causa e efeito, facilitando a identificação e análise dos motivos por trás dos problemas e deficiências que a empresa enfrenta.

Para isso, as causas podem estar relacionadas a 6 aspectos-chave no Diagrama de Ishikawa:

  • Máquina
  • Materiais
  • Mão de obra
  • Meio ambiente
  • Medida
  • Método

1 - Máquina

Pode ser que as causas para determinado problema que acomete a sua empresa ou algum departamento específico estejam relacionadas ao maquinário ou aos equipamentos utilizados.

A baixa produtividade, por exemplo, pode ter como causa o uso de máquinas obsoletas e que estão sempre dando defeito.

2 - Materiais

A quantidade, a qualidade e os tipos de materiais utilizados pela empresa como matéria-prima, por exemplo, também podem ser uma das causas para determinados problemas.

Eventualmente, determinada máquina está sempre dando defeito e o motivo disso pode ser uma peça feita com material pouco resistente.

3 - Mão de obra

Outro aspecto para identificação e análise da causa-raiz dos problemas organizacionais é a mão de obra.

Será, por exemplo, que os seus colaboradores estão devidamente treinados para exercer suas funções?

Treinar as equipes é fundamental para que os processos sejam realizados de forma adequada e dentro dos padrões de qualidade da empresa.

4 - Meio ambiente

A causa para alguns problemas que acometem a sua empresa podem ter relação também com o local em que as atividades são realizadas.

Fatores relacionados ao ambiente interno e externo precisam ser considerados na hora de fazer sua avaliação.

5 - Medida

Os indicadores e métricas que você utiliza para mensurar e monitorar os seus processos podem exercer influência sobre alguns problemas.

A insatisfação dos clientes e reclamações, por exemplo, podem ter como causa o não acompanhamento do tempo médio de atendimento.

6 - Método

No Diagrama de Ishikawa, é preciso também que você reflita sobre os métodos de trabalho adotados na sua empresa. A causa do seu problema pode estar na forma com que as tarefas são executadas.

Passo a passo: como fazer um Diagrama de Ishikawa?

Após conferir o que é e para que serve o Diagrama de Ishikawa, é hora de descobrir como implementar essa ferramenta.

Para isso, elaboramos aqui um passo a passo que vai te ajudar a usar o Diagrama de Ishikawa com a sua equipe e identificar a causa-raiz de eventuais problemas.

Passo 1 - Defina com clareza o problema a ser analisado

O primeiro passo para implementação do Diagrama de Ishikawa consiste em definir de forma clara qual é o problema específico que você deseja analisar.

O ideal é que você e sua equipe se concentrem em um problema de cada vez.

Passo 2 - Desenhe o seu Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa se assemelha ao esqueleto de um peixe. A parte onde fica a cabeça é o espaço dedicado ao problema que você vai analisar.

Já os espinhos, seis no total, representam os aspectos-chave que podem, ou não, estar relacionados à causa-raiz do problema.

Veja na imagem abaixo como o seu desenho deve ficar, aproximadamente:

Fonte: Lean Blog

Passo 3 - Faça um brainstorming com a equipe

Após identificar o problema central e desenhar o Diagrama de Ishikawa, você e sua equipe devem fazer uma tempestade de ideias - brainstorming - para chegar às possíveis causas do problema analisado.

Essa talvez seja a etapa mais demorada, pois é preciso pensar em cada um dos 6 aspectos-chave que vimos anteriormente.

Passo 4 - Crie uma hierarquia para as causas identificadas

Por fim, para que você possa combater o problema de maneira mais eficaz, procure hierarquizar as causas identificadas. Dessa forma, é possível atuar no combate às causas mais graves e urgentes primeiro.

Por exemplo: se uma máquina deixa de funcionar devido a um problema de material e, além disso, quando funciona, esquenta muito gerando desperdício de energia, a prioridade é colocar a máquina para funcionar e, em seguida, solucionar o problema de desperdício. 

Para você compreender ainda melhor o método de Ishikawa, selecionamos este vídeo da Siteware, aproveite:

E então, conta pra gente o que você achou dessa ferramenta de gestão que é o método de Ishikawa.

Passe a utilizá-lo com a sua equipe para identificar a causa-raiz de seus problemas e promover a melhoria contínua dos processos organizacionais da sua empresa.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Espero que tenha gostado do conteúdo Diagrama de Ishikawa: saiba o que é, para que serve e como implementar na sua empresa em 4 passos
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