Doença do beijo salgado: Como afeta a saúde da boca?

Doença do beijo salgado: Como afeta a saúde da boca?

Você já ouviu falar em doença do beijo salgado? Essa patologia, que também é chamada de Fibrose Cística, pode afetar de forma grave diversas partes do corpo, bem como a saúde da boca.

Isso porque, a doença em questão é uma característica genética que pode ser herdada e causa problemas nos pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. 

Segundo análises e pesquisas, hoje em dia, a doença do beijo salgado chega a afetar cerca de 70 mil pessoas ao redor do mundo, além de ser a doença genética grave mais comum da infância que pode ser diagnosticada por um dentista infantil

Se você não conhecia essa doença, confira a seguir as principais informações sobre a patologia como: sintomas, tratamentos e cuidados.

Clique e saiba mais +

O que é a doença do beijo salgado?

Como já mencionado anteriormente, a doença do beijo salgado é um problema genético. Isso porque, uma criança ou adulto acaba desenvolvendo a doença por herdar dos pais um gene carregando a capacidade de produzir a proteína, responsável por fazer o corpo produzir 30 ou 60 vezes mais um muco espesso.

Uma das principais características dessa patologia é o fato da pessoa acabar tendo um suor mais salgado do que o comum, questão que pode ser notada quando alguém beija sua pele. Desse contato nasceu o nome popular da doença, “beijo salgado”. 

Entretanto, esse acúmulo de muco acaba favorecendo a proliferação de bactérias e germes nas vias respiratórias, o que acaba causando vários riscos e sintomas no corpo humano. 

Dessa forma, essas bactérias e germes acabam desenvolvendo inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.

Além disso, todo esse muco também acaba bloqueando o trato digestório e o pâncreas, que bloqueia e impede a passagem das enzimas digestivas que estão a caminho do intestino. 

Em caso de suspeita dessa infecção, é possível falar a respeito com seu dentista para canal e solicitar orientações.

Principais sintomas

Os sintomas dessa doença podem se manifestar de diferentes formas, dependendo de cada caso e cada pessoa.

Sabendo disso, confira a seguir os sintomas mais comuns dessa doença: 

  • Pele/suor de sabor muito salgado;
  • Tosse persistente, muitas vezes com catarro;
  • Infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;
  • Chiados no peito ou falta de fôlego;
  • Baixo crescimento ou pouco ganho de peso, apesar de bom apetite;
  • Diarreia;
  • Surgimento de pólipos nasais;
  • Baquetamento digital (alongamento e arredondamento na ponta dos dedos).

Ao perceber qualquer um destes sintomas, procure se consultar com um dentista e obtenha um diagnóstico aprofundado.

Saúde da boca e a doença do beijo salgado

A fibrose cística pode afetar de forma rigorosa a saúde bucal dos pacientes infectados pela patologia. O cuidado com a saúde dos dentes deve ser redobrado, principalmente no caso dos infantes, que precisam de visitas regulares ao dentista para criança

As glândulas salivares do paciente com fibrose cística acabam comprometidas, questão que acaba causando boca seca, que por sua vez, aumenta a chance de doenças como cáries, possíveis atrasos na erupção dentária, alta prevalência de defeitos no esmalte dentário e predisposição à mordida aberta por causa de infecções respiratórias.

Sendo assim, é extremamente importante que um paciente que possua a doença do beijo salgado mantenha a higiene bucal redobrada e faça visitas rotineiras a uma clínica 24 horas dentista.

Tratamentos

O tratamento dessa doença, assim como as outras, pode variar de acordo com características do paciente e estágio da doença, bem como, a gravidade de seus sintomas. 

Normalmente, o tratamento dessa doença exige o acompanhamento médico multidisciplinar, o que inclui médicos como endocrinologista, pneumologista, geneticista, fisioterapeuta, nutricionista e até mesmo o dentista ou a visita a um consultório odontológico 24 horas.

Dessa forma, o tratamento também pode envolver a necessidade de tomar imunizações junto com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. 

Além disso, também pode ser sugerido o uso de inalações para diluir as secreções nas vias áreas, broncodilatadores, corticosteroides, assim como suplementos de enzimas pancreáticas. 

Em suma, também é importante a regulamentação de uma boa alimentação baseada em calorias balanceadas e muitas vitaminas, que podem ser receitadas por um nutricionista ou nutrólogo. 

Isso porque, a alimentação, bem como as vitaminas e componentes necessários dos alimentos, poderão ajudar na recuperação do quadro do paciente, tanto em sintomas respiratórios como para problemas bucais.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Espero que tenha gostado do conteúdo Doença do beijo salgado: Como afeta a saúde da boca?
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Beleza e Saúde separados exclusivamente para você

Wasted Blood

O Portal Wasted Blood, traz o que há de melhor na internet. Nossos conteúdos são bem escritos e de qualidade ímpar, visando sempre te entreter com artigos de qualidade e informação qualitativa. Seja bem vindo, fique a vontade.

Deixe um comentário

Go up