Para que serve um software de condomínio

Para que serve um software de condomínio

O software condominial visa facilitar todas as operações de gestão de um condomínio ou vários condomínios ao mesmo tempo. Adquira, registra e processa dados e informações e esteja sempre atualizado de acordo com as últimas regulamentações em vigor.

Um software de condomínio pode ser acompanhado por um site de condomínio. Essas duas ferramentas são de grande valia tanto para o administrador que consegue administrar a parte contábil e fiscal do imóvel com simplicidade e rapidez, quanto para os condomínios que podem ter dados contábeis e verbais e todas as referências do administrador. Além disso, a comunicação entre o administrador e os condomínios é garantida por meio de seções específicas.

Clique e saiba mais +

Com um software condominial e a ativação de um site condominial é possível

Gerir a contabilidade do condomínio

Custos de gestão e manutenção e apresentação de orçamentos e orçamentos consultivos.

Gerir a tributação do condomínio

Elaboração dos diversos documentos relativos às obrigações fiscais como o modelo 770, a Certificação Única e o modelo F24.

Garantir a transparência na administração condominial e nas operações de comunicação

O administrador torna os dados contábeis e verbais visíveis aos condôminos, que podem baixar e imprimir esses documentos por meio de autenticação com nome de usuário e senha.

Conhecer esses documentos é um direito fundamental do condomínio. Para comunicações gerais é possível utilizar a secção de BBS, enquanto para comunicações dirigidas a particulares é possível trocar mensagens privadas.

O condomínio é constituído por diferentes condôminos que partilham partes comuns sendo gerido por dois órgãos, a assembleia e o administrador do condomínio. Graças a um software de gestão condominial e a um website, estas duas entidades interagem e comunicam com simplicidade e transparência.

Um software condominial émuito avançado, dotado de todas as funções para uma completa administração contábil e fiscal e para a troca de comunicações e informações. Com todas as operações podem ser realizadas a partir de qualquer dispositivo (pc, tablet e smartphone).

Qual software de condomínio escolher para uma gestão transparente e eficaz

Um administrador de condomínio tem de gerir muitas necessidades dos moradores, que confiam nas suas competências para todas as questões relativas à gestão do condomínio.

Independentemente do tamanho do condomínio, a gestão ideal do condomínio exige a utilização de software condominial, capaz de simplificar a gestão administrativa do condomínio e favorecer a comunicação e transparência nas relações com os condomínios.

Basta consultar a loja online do software para ter uma ideia de quão ampla é a gama de programas de gestão de condomínios. De fato, as soluções informáticas podem ser encontradas a todos os preços consoante a dimensão do condomínio a gerir e as funções disponíveis. 

O que é um software de condomínio?

Um software de gestão condominial é um programa criado para facilitar a gestão de todas as operações relacionadas com o condomínio. Com efeito, este programa informático adquire, registra e processa os dados e informações introduzidos, estando habitualmente sempre atualizado sobre a evolução da regulamentação relativa à administração condominial. 

Um programa de gestão condominial de qualidade é quase sempre acompanhado de um site condominial, de forma a facilitar a atividade do administrador na gestão da parte fiscal e contabilística do imóvel, mas também permitir que os condomínios possam aceder rapidamente às atas de reuniões e contabilidade dados relativos ao condomínio. O site geralmente contém seções específicas que permitem a comunicação constante e direta entre administradores e condomínios. 

Assim, um programa de gestão de condomínios auxilia o administrador na gestão administrativa e fiscal da edificação, gerando mecanismos automáticos e fórmulas precisas entre os dados inseridos, de modo a tornar mais fluida e transparente a apuração de todos os itens e custos de gestão, como para exemplo, a parcela a ser paga pelos condomínios. 

Além disso, no software você pode encontrar modelos de documentos e cartas para realizar as funções mais comuns de administrador, como cartas para convocação de reuniões ou pedidos de pagamento. 

O que um programa de gestão de condomínios permite fazer? 

Um software ajuda o administrador do condomínio porque:

  • permite saber com precisão quais condomínios são administrados, classificando-os em condomínios pequenos, condomínios clássicos e supercondomínios (recurso essencial para empresas de administração que administram vários condomínios);
  • é essencial para a gestão da contabilidade condominial assim, acompanhar receitas e despesas, despesas de gestão e manutenção, apresentação de orçamento e saldos finais, gerir os fornecimentos e a conta-corrente condominial, pagar todos os funcionários e colaboradores, como por exemplo os trabalhadores da manutenção, bem como a gestão da retenção na fonte e da declaração 770;
  • Muito útil para a gestão dos dados pessoais dos apartamentos individuais, relativos a proprietários, inquilinos, etc. Bem como para a gestão de rendas;
  • permite dividir os diversos itens de despesas entre os condomínios sem a necessidade de fazer cálculos;

Além disso, no software, o administrador do condomínio poderá fazer o upload portanto, terá sempre à sua disposição: os documentos relativos aos pagamentos dos condomínios, as faturas dos fornecedores, as atas e os documentos relativos às convocatórias.

Incluindo a Lei do silêncio e todas as leis que o condomínio deve seguir. Um software condominial de qualidade é uma excelente ferramenta para garantir transparência e serenidade tanto nas relações entre os condomínios e o administrador quanto entre os condomínios, que, por meio de senhas específicas, poderão acessar seções especiais para visualizar relatórios, pagamentos efetuados e todos os dados de seus interesse. 

Como escolher o melhor software de gestão de condomínios: nuvem ou desktop?

No mercado você encontra diversos tipos de programas de gestão para condomínios. A novidade, nos últimos anos, diz respeito à possibilidade de utilização deste programa diretamente na nuvem. Mas quais são as vantagens? Por outro lado, o software de condomínio de desktop é preferível?

Ambas as soluções oferecem vantagens e a escolha pode depender de vários fatores. Os programas de gerenciamento de desktop, a serem utilizados, não requerem conexão com a internet sendo instalados diretamente no PC. Novas atualizações são adquiridas todos os anos para adaptá-lo aos novos padrões. 

Os programas de gerenciamento de condomínios em nuvem oferecem muitas vantagens em termos de espaço, pois não precisam ser instalados em um PC sendo atualizados continuamente para a versão mais recente.

Também não é necessário cuidar do backup e segurança dos arquivos, pois a nuvem fará isso automaticamente. Além disso, é possível acessar o programa de qualquer lugar e com qualquer tipo de dispositivo conectado à internet. 

Embora as vantagens oferecidas pela nuvem sejam evidentes, há muito mais soluções de desktop no mercado, mesmo que o mercado pareça estar evoluindo a favor dos programas em nuvem. 

Em geral, os requisitos que distinguem um software de gestão de condomínios de qualidade de um pobre são essencialmente dois: simplicidade e completude.

Espero que tenha gostado do conteúdo Para que serve um software de condomínio
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Tech separados exclusivamente para você

Wasted Blood

O Portal Wasted Blood, traz o que há de melhor na internet. Nossos conteúdos são bem escritos e de qualidade ímpar, visando sempre te entreter com artigos de qualidade e informação qualitativa. Seja bem vindo, fique a vontade.

Deixe um comentário

Go up