O que é SEO e como ele funciona na prática? Principais critérios para alcançar o topo

O que é SEO e como ele funciona na prática? Principais critérios para alcançar o topo

Uma das principais estratégias do marketing digital para e-commerce, empresa B2B, prestadores de serviço, grandes empresas, MEI e autônomos, o SEO ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas que ajudam o seu site a estar nas primeiras posições do Google. Neste artigo, além de apresentarmos o que é SEO, nosso objetivo é apresentar algumas das ações mais importantes para essa estratégia.

Vamos explorar bem o conceito de SEO, como ele funciona na prática e quais fatores contribuem para que as páginas tenham um melhor ranqueamento orgânico, afinal 55% dos cliques estão nos 3 primeiros resultados, logo é onde você quer estar, certo?

Clique e saiba mais +

O que é SEO?

Muito provavelmente você já viu esse termo em algum lugar, mas se não tem certeza o que é SEO de fato, chegou ao lugar certo. 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e é uma estratégia que reúne um conjunto de boas práticas, com o objetivo de classificar as páginas do site de uma empresa, ou do e-commerce, em melhores posições, dentro do Google, para uma pesquisa relacionada. 

Sempre que uma página é publicada na internet, o Google (e outros motores de busca) irão indexá-la para que ela seja encontrada através de uma pesquisa feita por usuários, dentro desses mecanismos. 

Entretanto, com tantas páginas espalhadas pela internet, o que define que uma página irá ocupar uma posição na frente da outra?

É nesse momento que entra o SEO, como o próprio nome sugere, ele otimiza as páginas dos sites e e-commerces para que elas passem a atender aos critérios usados pelos motores de busca para classificar essas páginas. 

Vale deixar claro que o Google, nem outro motor de busca, tem um manual divulgado sobre esses critérios, entretanto, os especialistas da área criam suas metodologias e  vão coletando resultados.

O objetivo então é atender ao algoritmo do Google, a partir da implementação de certas técnicas e práticas que farão com que ele classifique as páginas otimizadas em cima da sua relevância para um termo pesquisado.

Outra observação importante é que esse tipo de otimização e conquista de posicionamento dentro dos resultados do Google não funciona por meio de pagamento à ferramenta. Não é um tipo de anúncio, mas sim a busca pela melhor posição orgânica de uma pesquisa.

Quais os fatores de posicionamento de SEO para se preocupar?

Então como fazer isso na prática e conquistar as melhores posições de uma pesquisa no Google? Como colocar em prática o que é SEO?

Segundo especialistas, existem alguns fatores e pré-requisitos que todas as suas páginas precisam seguir para mantê-las relevantes. Separamos uma lista com esses critérios e também indicamos que você assista um vídeo muito didático sobre o assunto, abaixo. 

Veja como aplicar essa estratégia de marketing para seu e-commerce ou sua empresa de modo geral e entenda o que você precisa otimizar para que o seu site tenha mais chances de estar no topo das pesquisas.

O que é SEO e como ele funciona na prática? Principais critérios para alcançar o topo

Conteúdo relevante e de qualidade

Na hora de criar qualquer conteúdo, uma das preocupações do Inbound Marketing é justamente a qualidade e relevância do que será produzido, não apenas com a preocupação em gerar valor ao usuário, mas também atento ao SEO.

Quando você cria um conteúdo usando uma palavra-chave ele precisa entregar algo relevante ao consumidor, do contrário sua página terá muitos visitantes entrando e saindo rapidamente por não encontrar o que precisam e sua página irá perdendo relevância e posições no ranking de resultados.

Site responsivo

A maior parte da navegação acontece em dispositivos móveis, principalmente via smartphone. Como consequência disso, grande parte das pesquisas na internet são feitas desta forma.

Isso implica que as páginas dos sites sejam pensadas para oferecer uma boa experiência de navegação na versão mobile. Em muitos casos essa versão é a única que importa e isso faz toda a diferença em termos de SEO para o Google.

Ou seja, se o seu site não for responsivo, a tendência é que novamente usuários entrem e saiam rapidamente da sua página, o que faz ela perder relevância.

Backlinks

Outro ponto que tem peso no rankeamento no Google é a quantidade de links que apontam para outras páginas do seu site dentro do seu conteúdo. 

O mecanismo de busca considera as citações a conteúdos seus como um bom indicativo de relevância.

Além de aumentar a relevância da sua página, usar links influencia diretamente na relevância do seu domínio demonstrando que seu site é de fato um influenciador sobre um determinado assunto.

Menções a sua marca na rede

Como destacamos, os links são extremamente importantes em termos de SEO, no entanto as menções à marca também são ativos valiosos para gerar autoridade e criar relevância para a sua marca.

Nesse aspecto, uma mera citação, mesmo que não linkada, é suficiente para que os mecanismos do Google entendam que se trata da sua marca e façam uma avaliação para averiguar se trata-se de algo positivo ou negativo.

Para entender melhor, imagine que exista uma discussão em um fórum ou blog a respeito da sua marca, o Google consegue pescar aquelas citações, qualificar como menções positivas ou negativas e, quando positivas elevar a relevância da sua marca.

Com essas dicas você já pode começar a otimizar seu site para SEO e conquistar tráfego orgânico, que venha do Google. Cada página deve ser otimizada, atendendo aos principais critérios acima, 

Com isso, você dará os primeiros passos para alcançar o sucesso dentro da estratégia. Continue estudando e não pare de melhorar seus números. Boas vendas!

Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.

Espero que tenha gostado do conteúdo O que é SEO e como ele funciona na prática? Principais critérios para alcançar o topo
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Negócios e Política separados exclusivamente para você

Wasted Blood

O Portal Wasted Blood, traz o que há de melhor na internet. Nossos conteúdos são bem escritos e de qualidade ímpar, visando sempre te entreter com artigos de qualidade e informação qualitativa. Seja bem vindo, fique a vontade.

Deixe um comentário

Go up