Por que não devo usar palito nos dentes?

Por que não devo usar palito nos dentes?

Usar palito nos dentes pode ser um hábito comum no cotidiano de várias pessoas, principalmente após as refeições. Isso porque sua principal função é retirar restos de alimentos que possam ficar presos no meio dos dentes.

No entanto, esse tipo de hábito pode acabar mais prejudicando do que ajudando na limpeza dos dentes, pois sua ponta fina e afiada pode acabar machucando as gengivas e removendo as camadas de proteção dos dentes.

Outro fator importante para se atentar, é que o uso do palito de dentes não substitui o uso do fio dental, item que é essencial para realizar uma higiene bucal adequada. Caso você utilize aparelho de porcelana, o risco de danificar a estrutura com o palito é grande.

Clique e saiba mais +

Os riscos de usar o palito de dente

O uso do palito de dente não é indicado pela maioria dos dentistas, pois os riscos causados pela sua má utilização podem ser muito prejudiciais para a saúde bucal de uma pessoa, causando lesões, infecções e até mesmo danificar facetas de porcelana.

Entre os prejuízos que o uso do palito de dente pode causar, podemos destacar:

  • Retração gengival;
  • Retração óssea;
  • Machucar a gengiva;
  • Estimular o crescimento de bactérias;
  • Danificar a camada protetora dos dentes.

Entenda a seguir como cada um desses itens podem ocorrer e como eles podem ser prejudiciais para a saúde bucal de uma pessoa.

  1. Retração gengival

A gengiva pode ser a parte mais prejudicada pelo uso do palito de dente, isso porque pressionar essa área com frequência ou força pode provocar lesões, que com o tempo, irão virar a retração gengival.

  1. Retração óssea

Palitar os dentes com muita força pode fazer com que ocorra a separação dos mesmo com o tempo, principalmente se o movimento for feito várias vezes seguidas.

Dessa forma, se você utiliza aparelho dental de porcelana para alinhar os dentes, pode causar o efeito contrário ao utilizar com frequência o palito de dente.

  1. Machucar a gengiva

O palito, por ser um objeto pontiagudo e fino, pode ocasionar lesões na gengiva, principalmente se manuseado com muita força. 

Além de causar dor e incômodo, essas lesões podem acabar sendo porta para a entrada de bactérias. Quanto mais feridas causadas, maiores são as chances de surgir um problema mais grave a partir disso.

  1. Estimular o crescimento de bactérias

O palito pode empurrar ainda mais um resto de alimento para perto da gengiva ao invés de tirar ele dali, principalmente se você utiliza alinhadores ortodonticos invisiveis.

Essa ação pode acabar dificultando uma higiene adequada durante a escovação, fazendo com que as cerdas não alcancem os alimentos que foram empurrados. O resultado disso é a formação da placa bacteriana.

  1. Danificar a camada protetora dos dentes

O palito é um objeto duro, e quando usado com força contra os dentes, pode acabar danificando a camada protetora dos dentes, também conhecido como esmalte dentário, que é a responsável pela proteção contra cáries e bactérias.

Por que o palito de dente não pode substituir o fio dental?

Em uma situação de emergência que ocorra em um restaurante, o palito de dente pode salvar. Entretanto, ele não é recomendado para uso diário e frequente, pois a sua ponta pode machucar e não tirar completamente os restos de alimentos dos dentes.

Já o fio dental é capaz de limpar até mesmo entre as ameias, que são os espaços entre os dentes. A escovação completa e cuidadosa, seguida do uso do fio dental e de um enxaguante bucal sempre será o meio mais eficiente de limpeza.

Se você acabou de realizar um tratamento com facetas de porcelana antes e depois,  o cuidado com o palito de dente deve ser ainda maior para não danificar o material. Lembre-se de seguir as orientações do seu dentista de confiança.

Caso desconfie que possa ter lesionado alguma parte da sua boca com um palito de dente, procure por um dentista o mais rápido possível. Somente um profissional será capaz de identificar o problema e indicar o tratamento adequado.

Quando uma lesão não é tratada da forma correta, pode acabar virando uma doença bucal mais séria, que poderia ter sido evitada ao ser identificada em uma consulta de rotina ao dentista.

Para estar com a saúde bucal em dia, é preciso manter bons hábitos de higiene, conversar sempre com o seu dentista em caso de dúvidas e evitar práticas que possam prejudicar o seu sorriso, como o uso do palito de dente.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Espero que tenha gostado do conteúdo Por que não devo usar palito nos dentes?
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Beleza e Saúde separados exclusivamente para você

Wasted Blood

O Portal Wasted Blood, traz o que há de melhor na internet. Nossos conteúdos são bem escritos e de qualidade ímpar, visando sempre te entreter com artigos de qualidade e informação qualitativa. Seja bem vindo, fique a vontade.

Deixe um comentário

Go up