Poupança ou Tesouro Selic: quem ganha esta luta?

Poupança ou Tesouro Selic: quem ganha esta luta?

Existem apenas duas perguntas imortais. A primeira delas é “ser ou não ser”, que foi proclamada na peça “Hamlet”, de William Shakespeare. A segunda pergunta, e com certeza a mais importante, é: poupança ou Tesouro Selic? 

Tudo bem, talvez nós exageramos um pouquinho. Entretanto, esta dúvida está presente na vida de muitos brasileiros, que conheceram o Tesouro Direto há pouco tempo, mas que estão muito acostumados com a poupança. 

Por isso, ao longo deste texto, vamos ajudar você a chegar em uma conclusão sobre “poupança ou Tesouro Selic”. Então, neste artigo, você vai saber: 

  • o que é a poupança;
  • o que é Tesouro Selic;
  • o comparativo poupança X Tesouro Selic;
  • escolher entre a poupança ou Tesouro Selic para reserva de emergência.

Está preparado para uma batalha épica entre Tesouro Selic X Poupança? Então, acompanhe todos os rounds! Faça uma boa leitura e aposte no seu vencedor! 

Clique e saiba mais +

O que é poupança?

Vamos conhecer o combatente número um? A poupança é o investimento mais querido do brasileiro. Ainda hoje, a caderneta lidera no ranking de ativos mais comprados pela população. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 62% das pessoas que poupam dinheiro usam a poupança como forma de armazenar capital.  

A caderneta de poupança foi criada nos anos de 1860, quando o Brasil ainda era um Império. O surgimento deste investimento está inteiramente ligado com a criação da Caixa Econômica. Nesta época, a poupança se chamava "Monte de Socorro". 

Portanto, desde aquela época, a poupança funcionava como a nossa reserva de emergência. Este papel ainda é desempenhado pela caderneta para muitos brasileiros.

Entretanto, em 1990, o Brasil temeu o dinheiro investido na poupança. O então presidente Fernando Collor de Mello confiscou valores acima de 50 mil cruzados novos. Isso levou a um caos na economia brasileira: desde uma queda astronômica na Bolsa de Valores até o fechamento de muitos comércios. 

O que é Tesouro Selic?

Em comparação com a poupança, o Tesouro Selic ainda é uma criancinha. Criado em 2002, o Tesouro Direto foi uma iniciativa do Governo brasileiro para que pessoas físicas tivessem a oportunidade de investir com pouco dinheiro. 

Nascido de uma parceria do Governo com a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, o Tesouro Direto não é, na verdade, um investimento. Ele reúne três tipos de títulos públicos. São eles: Tesouro Selic, Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado. 

O primeiro, que é o outro combatente nesta disputa, é o único título público que está atrelado à taxa Selic, a base dos juros do nosso país. Por isso, o rendimento deste Tesouro é proporcional ao valor da taxa básica de juros. 

Mesmo tendo muitos benefícios, o Tesouro Direto é pouco conhecido pelos investidores brasileiros. Na pesquisa da CNDL e do SPC Brasil, apenas 4,7% das pessoas que poupam guardam o capital nos títulos públicos. 

Poupança ou Tesouro Selic?

Agora que já apresentamos os integrantes da luta do século, vamos para as regras do combate? Serão três rounds, que representarão os três pilares de todo investimento. No final, quem somar o maior número de pontos leva o prêmio de melhor investimento! 

Vamos nessa? Fight! 

Round 1: segurança

O Tesouro Selic e a poupança são dois investimentos muito procurados por investidores conservadores. Então, a segurança é um ponto muito importante a ser analisado! 

Por um lado, temos a poupança, que é segurada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que retorna até R$250 mil caso o banco venha a falir. Entretanto, muitas pessoas (principalmente as mais velhas) ficaram com receio do que aconteceu no passado. Afinal, será que é possível que a poupança seja confiscada novamente? 

Por outro lado, o Tesouro Selic tem a garantia do próprio Tesouro Nacional. Portanto, você só perderia o dinheiro em um caso muito específico: a falência de toda uma nação. Então, pode ser considerado um investimento muito seguro!

Embora este comparativo Poupança x Tesouro Direto tenha quase se tornado um empate, o passado não pode ser esquecido. Então, podemos considerar o Tesouro Selic como campeão deste round. 

Round 2: liquidez

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GCiedjkNJGg

Bem-vindos ao segundo round da disputa entre Tesouro Selic X Poupança. Aqui, vamos debater sobre a liquidez. Afinal, como ambos são dois pretendentes para a reserva de emergência, liquidez é um fator muito importante. 

A poupança possui liquidez diária, ou seja, você pode retirar o dinheiro quando quiser. Neste caso, a caderneta conta com liquidez D+0: o que sinaliza que você o dinheiro cairá no mesmo dia na sua conta. 

O Tesouro Selic, por sua vez, também possui liquidez diária, mas, neste caso, o seu dinheiro só cairá na sua conta no dia seguinte. É o famoso  D+1. 

Então, você pode achar que a poupança venceu essa batalha, não é mesmo? Afinal de contas, o dinheiro cairá no mesmo dia do resgate. Entretanto, este não será o resultado final. 

Os juros da poupança só caem no dia do aniversário. Ou seja: se você investir no dia 20, o rendimento do seu dinheiro só cairá no dia 20 de cada mês. Portanto, se você tirar o seu capital no dia 19, você não ganhará os juros. 

Como o rendimento do Tesouro Selic cai todos os dias, você não tem perigo de perder dinheiro. Por isso, o grande campeão deste round é o Tesouro Selic!  

Round 3: rendimento

Chegamos na última rodada. Neste comparativo Poupança x Tesouro Direto, o título público está com dois pontos e a caderneta, um. Será que é agora que a poupança ganha seu ponto? 

Infelizmente, não. Tanto o rendimento da poupança quanto do Tesouro Selic são estabelecidos pela taxa básica de juros. O que os difere é a porcentagem: 

  • o Tesouro Selic rende o equivalente a 100% da taxa Selic;
  • a poupança, por sua vez, rende 70% da Selic (quando esta taxa está abaixo de 8,5% ao ano).

Como você deve ter percebido, o Tesouro rende 30% a mais do que a poupança. Portanto, mesmo com o desconto do Imposto de Renda e do IOF, o título público continua rendendo mais do que a caderneta. 

Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança muda: será 0,5% ao mês. Ou seja, enquanto o Tesouro Selic renderia 8,5% durante o ano, a poupança teria um rendimento de 6%. 

Portanto, ponto para o Tesouro Selic!

O vencedor do simulador da Poupança ou Tesouro Direto

Chegamos ao final deste texto. O grande campeão foi o Tesouro Selic. Dentre os dois investimentos, ele é o que mais compensa em questão de rendimento, liquidez e segurança.

Então, este é um ótimo momento para migrar o seu dinheiro para o Tesouro Direto. Com a Selic a 9,25% ao ano, seu investimento na poupança rende ainda menos. Caso você queira ver os dados com seus próprios olhos, temos alguns simuladores entre Poupança ou Tesouro Direto para indicar.

Clique aqui para entrar no Simulador da XP e aqui para o Simulador da Rico, duas corretoras de valores respeitadas em todo o Brasil. 
Seja bem-vindo ao mundo dos investimentos mais rentáveis deste Brasil! Continue pesquisando muito e aprendendo sempre sobre investimentos e sobre o mercado financeiro!

Espero que tenha gostado do conteúdo Poupança ou Tesouro Selic: quem ganha esta luta?
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Negócios e Política separados exclusivamente para você

Wasted Blood

O Portal Wasted Blood, traz o que há de melhor na internet. Nossos conteúdos são bem escritos e de qualidade ímpar, visando sempre te entreter com artigos de qualidade e informação qualitativa. Seja bem vindo, fique a vontade.

Deixe um comentário

Go up