Qual a importância de um planejamento financeiro? 5 fatores

Qual a importância de um planejamento financeiro? 5 fatores

Sempre falamos da importância de sermos organizados, não é mesmo? Afinal de contas, muitas coisas na nossa vida só funcionam quando existe um planejamento. Uma viagem mal formulada, por exemplo, pode ter muita chance de dar errado.

Esta organização também é bem-vinda na sua vida econômica. Como você vai ter um controle dos seus gastos sem planejar suas contas? Por isso, neste texto, falaremos qual a importância de um planejamento financeiro. 

O planejamento financeiro é o seu melhor amigo. Com ele, você poderá ter mais segurança antes de gastar seu dinheiro e antes de criar metas para o futuro. Além disso, ele também impede que você acumule dívidas e fique no vermelho quando acontece uma emergência. 

Por conta do seu grande impacto no nosso dia a dia, resolvemos escrever esse texto para quem ainda não entendeu a importância do planejamento financeiro. Então, ao longo deste artigo, vamos abordar temas como:

  • o que é planejamento financeiro;
  • qual a importância de um planejamento financeiro;
  • organização de finanças;
  • poupar mais dinheiro no final do mês;
  • criação de metas baseadas no planejamento;
  • planejar para investir;
  • como não errar no planejamento financeiro.

Se você se interessa pelo assunto, continue com a gente. Você vai ver entender a importância do planejamento financeiro pessoal é a chave para sair do vermelho e conquistar uma boa vida econômica. 

Clique e saiba mais +

O que é planejamento financeiro?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o que é planejamento financeiro. Esse conceito é, basicamente, o ato de organizar as suas despesas em relação aos seus lucros. 

Você lembra que, antes da internet, as empresas tinham livros-razão para manter em dia o gerenciamento econômico? Então, basicamente, o planejamento financeiro é o livro-razão da sua vida.

Nele, você colocará todos os seus meios de renda, como o seu salário, remuneração por trabalhos como freelancer, dividendos e retorno de investimentos. Em contraponto, você também adicionará todos os seus gastos fixos e variáveis. Nestas categorias, encontram-se as despesas da sua casa e do seu dia a dia. 

Qual a importância de um planejamento financeiro?

Agora que já explicamos o que é esse termo tão utilizado por especialistas financeiros, está na hora de compreender a importância do planejamento financeiro pessoal. 

Por isso, separamos cinco motivos que tornam o planejamento o melhor amigo do homem moderno. 

Organiza as suas finanças

Antes de ter um planejamento financeiro, você precisa ter um controle financeiro. E isso é, nada mais, nada menos, do que ter uma organização exata dos seus gastos e dos seus ganhos. Desse jeito, você terá as suas contas alinhadas com a sua receita, criando uma estabilidade financeira maior.

Ajuda a poupar mais

Se você criou um planejamento financeiro, você deve estar apto a cortar alguns gastos efêmeros do seu dia a dia. Afinal, existem metas mais importantes que merecem receber uma atenção a mais. 

Por isso, com o planejamento financeiro, você consegue visualizar, com muito mais clareza, quais contas podem ser diminuídas ou, até mesmo, eliminadas. Desse jeito, fica mais fácil aplicar dinheiro com o que realmente importa. 

Evita a criação de dívidas

Com você poupando mais, evitando gastos totalmente dispensáveis e organizando as suas despesas mensais, fica muito mais difícil criar dívidas. Então, aqui está outro exemplo da importância do planejamento financeiro pessoal.

As dívidas são as grandes inimigas de um controle e um planejamento financeiro de sucesso. Com elas, as chances de você conseguir atingir os seus objetivos diminui drasticamente, já que você fica refém do pagamento dessas despesas acumuladas. 

Por isso, na hora de estruturar o seu planejamento financeiro, recomendamos que você procure quitar suas dívidas. Caso não consiga, implemente essas contas atrasadas como metas a serem batidas no seu próprio planejamento. 

Facilita o alcance das suas metas

Às vezes, o primeiro passo para bater uma meta é colocá-la no papel. Por isso, o planejamento financeiro facilita que você alcance os seus objetivos com a criação de planos e a definição de estratégias.

Com a possibilidade de economizar com gastos supérfluos, fica mais fácil bater os seus objetivos financeiros, sejam eles uma viagem no final do ano, uma casa nova ou completar a sua reserva de emergência.

Esclarece as opções de investimento

Qual é o próximo passo depois que você já estabeleceu as suas metas e já criou um prazo máximo para realizá-las? Logicamente, escolher o tipo de investimento que contempla o seu objetivo. 

Portanto, fica claro que, sem um planejamento financeiro de qualidade e organizado, fica difícil investir de maneira correta. Imagine investir a sua reserva de emergência em ações da bolsa de valores? 

Como não errar no planejamento financeiro?

Como você já deve ter percebido depois de ler este texto, o planejamento financeiro é um alicerce para a sua vida e possibilita muitas conquistas financeiras. Entretanto, algumas pessoas podem cometer erros importantes na hora de organizar as suas finanças pessoais

Por isso, nós separamos algumas gafes que podem atrasar, e muito, o seu sucesso financeiro. Com isso, você pode tomar cuidado para não cair nessas armadilhas e se autoboicotar. Confira algumas delas:

  • falta de controle financeiro. Sim, essas duas expressões não são sinônimos. Para ter um bom planejamento financeiro, você precisa ter um controle das suas contas e dos seus ganhos. Para isso, recomendamos que você crie uma planilha, contendo todas as despesas fixas, variáveis e extras do seu mês;
  • senso de urgência. Não dá para esperar montar um planejamento financeiro em um dia e, no outro, querer estar rico, não é mesmo? Mas nós sabemos que o ser humano é ansioso por natureza. É importante que você crie metas que tenham prazos condizentes com a realidade para não se frustrar ou se endividar;
  • falta de conhecimento financeiro. Esse é outro ponto importante para não perder dinheiro, já que precisamos estudar bastante antes de aplicar o nosso dinheiro. Por isso, além de conhecer o seu perfil de investidor, você deve procurar uma Escola de Investimentos capacitada para lhe ensinar sobre o mercado.  

Gostou de conhecer um pouco mais sobre qual a importância de um planejamento financeiro? Então, compartilhe com seus amigos que precisam dessa ajuda para não entrar no vermelho no final do mês!

Espero que tenha gostado do conteúdo Qual a importância de um planejamento financeiro? 5 fatores
Aproveita e acesse mais conteúdos sobre Negócios e Política separados exclusivamente para você

Wasted Blood

O Portal Wasted Blood, traz o que há de melhor na internet. Nossos conteúdos são bem escritos e de qualidade ímpar, visando sempre te entreter com artigos de qualidade e informação qualitativa. Seja bem vindo, fique a vontade.

Deixe um comentário

Go up