Tipos de aquisição de empresas: conheça os principais
Você sabia que existem vários opções para comprar uma empresa? O investidor pode definir diferentes estratégias de compras e, dessa forma, alavancar os resultados dos seus negócios de forma mais rápida, segura e precisa.
Por exemplo, é possível entender se há vantagem de adquirir uma empresa fornecedora ou então uma companhia que possui produtos complementares.
Ou seja, ao conhecer as possibilidades de investimentos que podem ser feitos, potencializa-se a criação de estratégias para investir no futuro da sua organização. Quer aprender mais sobre esse assunto?
Leia este texto até o final e entenda quais são os principais tipos de aquisição de empresas, suas vantagens e exemplos com situações reais.
O que é o processo de aquisição de empresas?
A aquisição de empresas acontece quando uma empresa, geralmente de maior porte, compra parte ou totalidade de outra empresa de menor porte. Esse processo pode gerar ou não o desaparecimento total do negócio comprado.
Mas, de toda forma, há mudança do quadro societário e a gestão da companhia adquirida é realizada pela compradora.
De modo diferente da fusão, na aquisição, não há a criação de uma nova empresa. A companhia comprada pode continuar de modo independente ou ser completamente absorvida pela organização.
O que realmente muda, obrigatoriamente, em uma aquisição total, é que a empresa compradora é a nova responsável por todos os direitos e todas as obrigações do negócio adquirido.
A aquisição pode ser feita, portanto, de três formas:
- parcial: compra de 10 a 49% da participação societária;
- de controle: aquisição de mais de 50% da participação;
- total: compra de 100% da participação.
Tipos de compra de empresas
A compra de uma empresa pode ser feita de várias formas, com estratégias distintas. Separamos abaixo as principais delas e também falamos sobre vantagens de cada tipo de aquisição de empresas.
Aquisição vertical
O primeiro tipo de aquisição de empresas é a integração vertical, que acontece quando a empresa adquirida está atrás ou na frente na cadeia de suprimentos. Ou seja, elas atuam no mesmo setor, mas estão em pontos diferentes na cadeia de valor.
Por isso, a aquisição entre essas empresas é chamada de vertical: uma está acima e outra abaixo.
Um grande exemplo dessa forma de comprar empresa é quando um negócio adquire um de seus fornecedores. Dessa forma, pode-se baratear a aquisição de insumos e acelerar a produção do produto final, melhorando a qualidade de entrega e, consequentemente, a satisfação do cliente.
Logo, as maiores vantagens desse tipo de aquisição de empresas são:
- redução de custos;
- baixo nível de risco;
- aumento de competitividade;
- alinhamento de setores;
- maior controle operacional;
- melhoria dos processos internos e da gestão corporativa;
- proteção da propriedade industrial e intelectual;
- aumento da credibilidade da marca por atuar desde a fabricação até a distribuição de produtos (ou serviços).
Aquisição horizontal
A aquisição horizontal acontece quando a empresa adquirida é produtora de bens ou trabalha com serviços similares à empresa adquirente. Ou seja, atuam no mesmo setor com o mesmo objetivo corporativo.
O maior benefício desse tipo de aquisição é aumentar o alcance de mercado e impactar clientes que já consomem aquele tipo de produto ou serviço. Outra vantagem é a possível limitação do market share da concorrência.
Conglomerado
O conglomerado é um tipo de aquisição em que a empresa adquirida opera em um segmento diferente da empresa adquirente. Como, por exemplo, a compra da Netshoes pela Magazine Luiza.
A estratégia dessa compra foi justamente ampliar o portfólio de produtos/serviços oferecidos aos clientes da Magalu, expandindo a sua atuação no mercado.
O conglomerado tem como maior benefício a redução de custos, pois a empresa adquirente não precisa criar um setor ou um negócio do zero. Ela compra outra empresa e aproveita todo o know-how e os processos já estabelecidos para alavancar o faturamento de forma mais rápida e segura.
Por outro lado, uma desvantagem desse tipo de aquisição de empresas é que a gestão da companhia compradora precisa lidar com uma alta capacidade de gerenciamento, principalmente por ser um novo segmento e diferentes produtos/serviços comercializados.
Exemplos de aquisição de empresas
Já que, de acordo com a PwC Brasil, o país bateu recorde em fusões e aquisições realizadas no primeiro semestre de 2022, é fácil citar grandes exemplos de aquisição de empresas no país.
- compra de 11,3% da XP pelo Itaú Unibanco por R$7,9 bilhões;
- aquisição da Truss Professional, marca nacional de produtos capilares, pelo Grupo Boticário. O valor de compra não foi divulgado;
- a compra da operadora de planos de saúde SulAmérica pela Rede D’Or por R$13 bilhões.;
- a compra de 100% do Banco Modal pela XP por R$3 bilhões em troca de ações;
- e muito mais!
Vantagens da aquisição de empresas
Como você já deve ter percebido, há muitos benefícios em adquirir uma outra empresa. O mais importante é definir a sua estratégia e acompanhar o mercado para saber o melhor momento de fechar negócio.
Com a ajuda especializada de uma consultoria de M&A, é possível aproveitar as melhores oportunidades e escolher o investimento ideal.
Quando o processo de aquisição de empresas é feito de forma profissional, seguindo as exigências do mercado, há diversas vantagens para a companhia adquirente:
- aumento da competitividade;
- expansão de mercado;
- ampliação de portfólio de produtos/serviços;
- conquista de novos mercados;
- aquisição de novos conhecimentos;
- crescimento mais rápido e estratégico.
Por isso, o ideal é entender quais são as opções de aquisição para então decidir qual caminho seguir. Lembre-se de contratar consultores de M&A para evitar prejuízos ou investimentos mal-feitos.
O olhar de um profissional é essencial para o sucesso da negociação e a descoberta de oportunidades rentáveis e mais seguras.
Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em avaliação, compra e venda de empresas.
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