Chat para e-commerce ajuda nas vendas online?

Chat para e-commerce ajuda nas vendas online?

Pode parecer estranho, mas o chat para e-commerce ajuda, sim, a vender mais. Ficou curioso para saber mais? Então continue nos acompanhando!

Não é novidade que empresas que não adotam tecnologias são engolidas pelo mercado e em pouco tempo podem deixar de existir. Afinal, seu concorrente está a poucos caracteres de distância e com dois cliques seu cliente vai para lá se encontrar alguma dificuldade em seu e-commerce.

A segurança sempre é um ponto alto nas avaliações dos consumidores. Por isso, problemas ou inexistência na comunicação com a loja causam insegurança. Você sabia que, de acordo com uma pesquisa, 77% dos consumidores não finalizam suas compras se o e-commerce não apresentar um chat?

Sabendo essa informação, agora você acredita que um chat online para e-commerce ajuda nas vendas? Continue nos acompanhando para entender melhor essa dinâmica.

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Dê voz ao seu cliente com um chat para e-commerce

Quem já comprou em e-commerce, sabe que às vezes abre uma janela lateral para perguntar se pode ajudar. Ou quando move a seta do mouse para fechar a aba e abre outra janela questionando se não encontrou o que procurava e se precisa de ajuda.

Esses são exemplos claros e práticos de chatbot online. Podem parecer ações simples, mas servem para estreitar laços com os clientes, além de passar segurança.

Essa prática possibilita uma ótima experiência do cliente, ainda mais se as mensagens forem humanizadas e personalizadas. Por isso, de acordo com o relatório Zendesk de Tendências de Experiência do Cliente 2021, 75% dos compradores estão propensos a investir mais em uma compra só para ter a garantia de um bom atendimento.

Empresas que priorizam um atendimento completo podem fazer um combinado de chatbot e chat online para e-commerce. Os dois serviços são similares e se complementam.

No chat online, um atendente fica responsável por responder as perguntas e solicitações do cliente. A vantagem desse serviço é a humanização no atendimento, no qual o consumidor se sente mais à vontade e acolhido.

Porém, dificilmente encontramos esse serviço disponível 24 horas por dia, e isso pode dificultar o acesso à informação. Por outro lado, temos o Chatbot que funciona o tempo todo.

O Chatbot simula a conversação humana com muita facilidade. Dependendo da programação feita, é provável que o cliente nem perceba que está falando com um robô virtual.

Como um chat para e-commerce ajuda nas vendas?

Existem várias formas de melhorar seus resultados nas vendas e vamos conhecer cada uma delas.

Leads e retenção e fidelização de clientes

Você deve estar se perguntando como gerar leads com um chatbot, certo? Saiba que essa é uma das ferramentas de chat que mais auxiliam na geração de leads.

Por exemplo, para a pessoa que está acessando seu e-commerce pela primeira vez e decide sair sem comprar nada. Uma janela de chatbot pode se abrir e oferecer um desconto na primeira compra assim que realizar seu cadastro.

A partir daí, sua empresa já fica com os dados desse lead e pode nutrí-lo para que venha a se tornar um cliente. Já a retenção se dá pelo atendimento personalizado, como mostrar que produtos que foram abandonados no carrinho estão em promoção.

Aliás, com as práticas de retenção é possível também fidelizar esses clientes.

Captação de dados

A captação de dados é útil, principalmente, em três situações: identificar problemas, identificar boas práticas e reter clientes. A identificação de problemas e gaps se dá pelo fato do registro de conversas.

Quando um problema é muito recorrente, isso fica registrado nos relatórios e, por consequência, é notado nas análises. Dessa forma, é possível traçar estratégias mais assertivas a fim de eliminar os problemas.

O mesmo acontece com boas práticas elogiadas por clientes. Ou seja, é possível ver quais os acertos e as vantagens de continuar trabalhando dessa forma.

A retenção de clientes, como já falamos no item anterior, pode ser trabalhado de várias formas, desde relembrar carrinhos esquecidos até descontos em compras futuras.

Quanto mais rápido for o atendimento, mais feliz o cliente fica

A agilidade no atendimento é o carro-chefe. Com clientes cada vez mais exigentes, quanto mais rápido o e-commerce responder as dúvidas e reclamações, melhor é.

A demora no atendimento pode acarretar em perdas para a concorrência e certamente não é disso que o seu e-commerce precisa, não é mesmo?

[BÔNUS] Aumente as suas vendas com chat

O primeiro passo é evitar que o cliente chame primeiro você pelo chat. Para isso, é necessário ter agilidade, dinamismo e feeling.

Analise os dados recolhidos e veja quais são os principais produtos comercializados, as reclamações mais recorrentes e as dúvidas mais frequentes. Em seguida, trace uma estratégia coerente com essas informações, como por exemplo abrir um chat falando sobre as dúvidas ou mostrando as ofertas do dia.

Outro passo importante é se aprimorar ao ponto de oferecer um atendimento personalizado. E não estamos falando apenas de chamar o cliente pelo nome, mas de analisar seu histórico. Por exemplo, falar de produtos relacionados ao que foi comprado anteriormente ou de mostrar promoções das mercadorias adicionadas à lista de desejos.

E já que estamos falando de oferecer produtos, não esqueça dos cupons de desconto. Ofereça um incentivo para quem já é cliente, como descontos cumulativos. Além disso, quem sabe frete grátis na primeira compra, não é mesmo? As possibilidades são muitas.

Como implementar um chat para e-commerce?

Não quer ficar para trás e garantir boas vendas? Então está na hora de encontrar um chat online para seu e-commerce. Atualmente, encontramos diversos serviços sendo oferecidos.

Basta encontrar uma ferramenta de chat que combine com seu bolso e com as suas necessidades. Melhorar seu atendimento para oferecer uma jornada mais agradável ao cliente é um ótimo passo para manter-se ativo e competitivo.

Por fim, agora que você já sabe que o chat para e-commerce pode melhorar suas vendas, está esperando o quê? Boas vendas!

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