Formas de pagamento: o que são e como personalizar?

Formas de pagamento: o que são e como personalizar?

As formas de pagamento se referem à maneira como uma aquisição é paga, por exemplo, à vista ou a prazo. 

Entretanto, é bastante comum que esse termo seja usado para se referir ao meio de pagamento que, na verdade, é o recurso usado para saldar uma compra.

Para que esses dois conceitos fiquem mais fáceis de serem compreendidos, usaremos um exemplo.

Suponhamos que você tenha um e-commerce, e que disponibilize para seus clientes a possibilidade de pagarem as compras à vista no cartão de crédito, ou parcelado em até 10 vezes nesse mesmo método de pagamento.

Nesse caso, as formas de pagamento da sua loja virtual são à vista e parceladas. Já o meio de pagamento oferecido é o cartão de crédito. 

Essa maneira de ver a explicação deixa claro que, apesar de serem conceitos distintos, um está inserido e relacionado ao outro, concorda?

Outro ponto que você precisa ter em mente é que tanto as formas quanto os meios disponibilizados podem afetar o relacionamento dos clientes com a sua marca e, por reflexo, o volume de vendas e o faturamento do seu negócio.

Por sinal, o Relatório de Tendências da Zoop revelou que 80% dos consumidores desistem de um pedido quando não encontram o método de pagamento que preferem.  

Esse percentual mostra que é vital pensar em estratégias que contemplem diferentes opções no checkout, sem deixar de lado a compatibilidade com o seu modelo de negócio e com o perfil dos seus compradores. 

Somado a isso, personalizar as formas e os meios de pagamento é um diferencial que contribui para aumentar o seu poder de atração e de retenção de clientes.

A dúvida que fica sobre esse assunto é: como tornar tudo isso realidade no seu negócio? Siga a leitura deste artigo e confira!

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Formas de pagamento e meios de pagamento são iguais?

Não. Assim como dissemos, formas de pagamento e meios de pagamento são conceitos diferentes, ainda que comumente usados por muitas pessoas e empresas como referência para explicar um mesmo contexto.

Reforçando o significado e a aplicação de cada um desses termos, as formas de pagamento se referem às maneiras como uma compra pode ser paga. Já os meios de pagamento são as ferramentas usadas para isso.

Partindo desse princípio, no leque de formas de pagamento estão:

  • à vista;
  • a prazo;
  • com data futura.

Quanto aos meios de pagamento online e físicos, alguns dos que podem ser oferecidos são:

  • dinheiro;
  • cartão de crédito;
  • cartão de débito;
  • carteira digital;
  • Pix e suas funções;
  • Buy Now, Pay Later (BNPL);
  • boleto bancário;
  • transferência bancária;
  • links de pagamento;
  • QR Code.

Desse modo, podemos ter as mais diversas combinações. Alguns bons exemplos são:

  • pagamento à vista:
    • dinheiro;
    • cartão de débito;
    • cartão de crédito;
    • Pix.
  • pagamento a prazo:
    • cartão de crédito;
    • Buy Now, Pay Later;
    • Pix Garantido (futuramente).
  • pagamento com data futura:
    • boleto bancário;
    • Pix Cobrança.

Quais são os melhores meios e formas de pagamento?

Os melhores meios e formas de pagamento são aqueles que vão ao encontro das necessidades, preferências e expectativas dos consumidores.

Isto é, por mais que o setor financeiro atual disponibilize diversas opções que podem ser implementadas na sua empresa, é fundamental escolher as que realmente são compatíveis com o perfil dos seus clientes.

Paralelo a isso, há outro ponto que deve ser considerado, que é o fato de haver algumas soluções de pagamento que são inquestionáveis de serem oferecidas. 

Para exemplificar, a pesquisa "Meios de pagamento 2022", do Opinion Box, revelou quais métodos os brasileiros mais utilizam para pagarem suas compras.

No ranking geral, os cinco primeiros meios de pagamento mais usados hoje em dia são:

  • cartão de crédito: 80%;
  • Pix: 77%;
  • dinheiro: 73%;
  • cartão de débito: 66%;
  • boleto bancário: 56%.

Quando a pergunta foi sobre qual método de pagamento preferido, os entrevistados responderam:

  • cartão de crédito: 70%;
  • Pix: 61%;
  • dinheiro: 44%.

No que se refere aos mais usados nas lojas físicas, foram citados:

  • cartão de crédito: 59%;
  • cartão de débito: 18%;
  • Pix: 11%.

Já nas lojas online, os métodos de pagamento são os mesmos, mas em ordem de preferência diferente:

  • cartão de crédito: 64%;
  • Pix: 13%;
  • cartão de débito: 7%.

Como você pôde ver por esses dados, cartão de crédito, cartão de débito e Pix, são soluções de pagamento que não podem faltar em uma empresa, independentemente se vendem online ou presencialmente.

Por que oferecer soluções de pagamento personalizadas?

Logo no início deste artigo, dissemos que personalizar as formas e os meios de pagamento era um importante diferencial competitivo para o seu negócio, lembra-se?

Para chegar à customização ideal, é bem importante que você considere alguns pontos, tais como:

  • os meios de pagamento preferidos do seu público-alvo;
  • a forma de pagamento mais solicitada pelos seus clientes;
  • o tipo de produto e/ou serviço que o seu negócio comercializa;
  • o perfil e a classe social dos seus consumidores;
  • os valores cobrados por suas soluções.

Com base em informações como essas, fica mais fácil pensar em estratégias de checkout atrativas. Por exemplo, você pode oferecer descontos exclusivos, ou um número de parcelas maior, para quem pagar as compras com o cartão da sua marca (private label).

As possibilidades são infinitas, mas todas devem ser pensadas de modo que sejam realmente interessantes para os consumidores, e não apenas considerando o possível lucro que pode ser obtido com essa abordagem.

Diante disso, é preciso ter em mente que a etapa de pagamento é essencial para melhorar a experiência de compra do cliente. Além disso, ela pode influenciar na tomada de decisão do consumidor entre adquirir, ou não, um produto e/ou serviço da sua empresa.

E como personalizar as formas e os meios de pagamento oferecidos?

Uma das melhores maneiras de personalizar as formas e os meios de pagamento oferecidos é utilizando uma plataforma white label de pagamentos

Trata-se de uma ferramenta, geralmente oferecida por uma Fintech as a Service, que permite definir e gerenciar facilmente as opções de pagamento do seu negócio.

Por meio de um único sistema, você define as regras de cobrança do seu negócio e quais formas e meios de pagamento podem ser usados pelos clientes, além de acompanhar o fluxo de recebimento de valor, e muito mais.

Ou seja, é uma solução que beneficia seus consumidores e seu negócio, ajudando, inclusive, a potencializar as suas vendas!
Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

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